All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Ensinos Superior e Secundário unem-se para cumprir (os 17) objetivos da ONU

fotografia retirada da página de facebook da académica start uc

Candidaturas para “Académica Start UC – Ensino Secundário” já estão abertas. Projeto pretende consciencializar alunos de todo o país para premissas da organização. Por Carolina Prodan e Francisca Soeiro

A quarta edição da “Académica Start UC” abriu hoje as candidaturas, que se estendem até 29 de março de 2020 e abrange todas as escolas de ensino secundário e profissional a nível nacional. Surgiu, em 2016, por iniciativa da Universidade de Coimbra (UC) e da Associação Académica de Coimbra. A representante do projeto por parte da UC, Mónica Wolters, explica a relevância de sensibilizar os alunos para o empreendedorismo e resolução de questões sociais.

Mónica Wolters sublinha que o intuito desta edição é consciencializar os estudantes para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A UC tem o apoio da UN Global Compact, uma ação proposta pela ONU. A representante da “Académica Start UC”, Mónica Wolters, destaca que o objetivo é fazer com que os alunos “saiam da sua zona de conforto e venham com uma mentalidade diferente quando entram no Ensino Superior”. Reforça que é importante que “os jovens sejam consciencializados para estas problemáticas e que se consigam sensibilizar mutuamente”.

A “Académica Start UC – Ensino Secundário” engloba equipas de cinco alunos e um professor orientador que os inscreva na plataforma da entidade. Mónica Wolters, elucida que a finalidade “é dar resposta a uma determinada ODS através de um vídeo elucidativo do problema e a respetiva solução”. O coordenador do projeto especial “UC Business”, Nuno Mendonça, conta que os estudantes de ensino secundário escolhem a ODS a desenvolver, de acordo com a respetiva complexidade e o programa do ano letivo em que se encontram. O coordenador refere ainda que este formato “permite aos professores integrarem o projeto nas disciplinas que lecionam”.

No que toca aos critérios de seleção, “o enfoque assenta na originalidade do projeto, no conteúdo, na pertinência e na exequibilidade”, explica Mónica Wolters. Um júri vai avaliar os cinco projetos que melhor se encaixarem nos objetivos da ODS. O público também pode participar ‘online’ e votar a partir das candidaturas selecionadas pelo júri.

Segundo Nuno Mendonça, a expetativa é “atingir pelo menos dois mil alunos, que passem a identificar e agir em relação às ODS e saibam determinar quais os objetivos do desenvolvimento sustentável”. Conclui que “há uma grande lacuna de envolvimento por parte dos jovens e pretende-se diminui-la a nível nacional”. O formulário de inscrição está disponível no site www.academicastartuc.com.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top