All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coi(mbra)sitas de fim de semana | 7 e 8 de dezembro

Maria Monteiro

Moda, cinema e música são algumas das ofertas que dinamizam a cidade em mais um fim de semana. Conheça a agenda de 7 e 8 de dezembro. Por Tomás Barros

Num fim de semana em que a Briosa regressa a casa, o Natal invade a cidade. Com a cultura em destaque, cinema e música pintam toda uma Coimbra em espírito festivo.

7 de dezembro

A cidade acorda com cinema no sábado, na sequência do Ciclo de Cinema inserido na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra – Anozero’19. Este evento continua a trazer o melhor da sétima arte para o TAGV, que conta com cinema para todos os gostos. Iniciativa teve início na sexta feira e estende-se até ao sábado com muitos filmes para desfrutar desde as 11 até às 22 horas.

Toda esta panóplia de filmes vai dar a possibilidade aos espectadores de viajarem na comodidade das cadeiras. Começam por passar pelo mar com “O Marinheiro de Água Doce”, de Buster Keaton às 11h30, e dão um salto a Sarajevo com o filme “A Nossa Música”, de Jean-Luc Godard, pelas 15 horas.

Especial destaque para o filme-concerto “A Casa na Praça Trubnaia”, às 22 horas, com toda a banda sonora e vozes a serem produzidas ao vivo pela banda de rock portuguesa Mão Morta Redux. Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro entrelaçam a sua arte com o filme russo, no que promete ser uma experiência única.

Pelo meio, e caso o cinema não faça parte do roteiro, talvez uma visita ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC), que comemora 13 anos de existência, seja uma boa alternativa. A entrada é livre e vai contar com uma palestra por Arsélio Pato de Carvalho, professor da UC e antigo diretor do Departamento de Zoologia e Museu Zoológico, intitulada “Um percurso sinuoso do Museu Zoológico”, às 15 horas.

Às 16 horas vai ocorrer no Liquidâmbar o “Vintage & 2nd Hand Market”, um mercado com roupas e acessórios dos anos 1980 e 1990, em segunda mão. Os artigos em exposição neste evento são provenientes das lojas “A Última Saia” e “Purple Fuzz Shop”.

Todos os que não tiveram a oportunidade de garantir um bilhete para ouvir o Concertário Anaquim às 18h30, podem respirar de alívio. O grupo vai dar mais um concerto às 21h30 para os amantes da banda que comemora o seu 12º aniversário. O ritmo alegre da banda coimbrã tem o nome inspirado no personagem de “Star Wars”, Anakin Skywalker.

O cheiro a Natal intensifica-se ainda mais com a 2ª Edição do Mercado de Natal, desta vez feita com casa na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. No sábado o mercado abre das 10 às 19 horas e reabre no domingo das 10 às 17 horas.

8 de dezembro

Os aficionados de judo vão ter no Campeonato Nacional Universitário uma chance de acompanhar vários combates, com lugar no Estádio Universitário de Coimbra. A prova vai ter início às 10 horas.

O futebol volta à cidade dos estudantes às 15 horas com a Briosa a defrontar em casa o Casa Pia. A 12ª jornada promete ser quente para os estudantes, num encontro em que os capas negras tentam remar contra uma onda de maus resultados que teima a subsistir.

A música faz nova aparição no domingo com “Glória à Vida”, concerto de Natal protagonizado por vocalistas do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Orfeon Académico de Coimbra, do Coro Misto da Universidade de Coimbra e do Coro da Capela da Universidade de Coimbra. O evento está integrado no Ciclo de Música “Orphika”, organizado pela UC e tem lugar no TAGV às 18h30.

Também às 18h30 e ainda no universo musical, o Seven Bar vai albergar uma noite tipicamente portuguesa. O Fado, o caldo verde e muitos petiscos carimbam este final de tarde em conjunto com as presenças de vozes como as de Carolina Pessoa e Nuno Sérgio, com Sílvio Girão na guitarra portuguesa, Ni Ferreirinha na viola e Ricardo Gomes na flauta e ‘cajón’.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top