All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coi(mbra)sitas de fim de semana | 14 e 15 de dezembro

Gabriel Rezende

Apesar da chuva, atletas correm em mais uma São Silvestre, e mistérios do MNMC revelam-se. Conheça a agenda de 14 e 15 de dezembro. Por Gabriel Rezende

A chuva deve voltar a molhar as tílias do Parque Manuel Braga e o arvoredo do Penedo da Saudade, mas as compras de fim de ano não podem ficar em atraso. Dezembro é época de Natal, e o Jornal A Cabra não podia deixar esta época passar ao lado. Neste fim de semana, “vampiros vegetarianos”, atletas e até “burras bonitas” vêm dar o ar da graça ao povo conimbricense.

14 DE DEZEMBRO

Pela manhã, “O Guarda Chaves” vai revelar todos os segredos do criptopórtico romano de Aeminium, o nome que Coimbra tinha durante a ocupação romana. Com atuação do ator Ricardo Kalash, é pelas 11 horas que se inicia a atividade, no Museu Nacional Machado de Castro (MNMC). Os bilhetes custam seis euros, mas o passeio exige inscrição prévia por telefone.

Dezembro traz de volta à cidade dos estudantes mais uma edição da Corrida de São Silvestre. Na sua 42ª edição, a prova conta com dois formatos distintos: uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco. A corrida tem como ponto de partida e de chegada a Rua Infanta D. Maria, próxima ao Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia. Para participar, basta inscrever-se no ‘site’ da corrida, mas é necessário ter preparação física prévia.

Com a sua “guitarra desafinada” e a cantar cantigas portuguesas, o par de “cantares” formado por Luísa Frutuoso e Giovani apresenta-se no Liquidâmbar, pelas 22 horas. Recomenda-se, para acompanhar o espetáculo, uma taça de sangria tinta, o ‘mojito’, ou alguns dos chás da casa. Mas isto é à escolha do visitante.

O Natal está a duas semanas de vista, mas já se ouve por aí o espírito natalício. E assim que a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) organiza a festa “É Natal” para fazer dançar o velhinho à barba branca. Com um alinhamento formado por membros da RUC, a celebração antecipada decorre na viragem do sábado para o domingo, na Associação Académica de Coimbra.

15 DE DEZEMBRO

No MNMC, também a manhã de domingo se vai encher de Natal. Às 11 horas, Eduardo Sá vai estar em conversa com o público sobre o presépio. Logo a seguir, há uma visita guiada ao museu com Virgínia Gomes. À tarde, pelas 15 horas, decorrem ainda visitas dramatizadas sob os temas “A Burra Bonita” e “A Estrelinha que nos Guia até Belém”.

A história de um vampiro já foge à realidade de muitos, mas num mundo à beira de um colapso climático, até os viciados em sangue se tornam vegetarianos. Para conhecer esta história, é no Exploratório – Centro Ciência de Coimbra que a animação “A Noite do Vampiro” pode ser vista.

Até ao dia 22 deste mês, a Praça dos Heróis do Ultramar recebe o Mercado de Natal de Coimbra. Comes e bebes e lembranças artesanais podem ser compradas para os que se esqueceram das prendas de fim de ano. Este domingo, pelas 18h30, Luís Travassos vai agitar o fim da tarde dos transeuntes com um concerto no local.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top