All for Joomla All for Webmasters
Cultura

“As Serras do Demo”: os quadros do interior de Portugal

Jade Sanglard

José da Costa assumiu o desafio de pintar uma série de quadros para exposição. As pinceladas visíveis de cores fortes ilustram as serras portuguesas e os habitantes. Por Jade Sanglard

A Casa da Mutualidade recebeu hoje a inauguração da exposição de pintura “As Serras do Demo”, de José da Costa. O evento de índole cultural foi promovido pel’A Previdência Portuguesa (APP). A mostra pode ser visitada até ao dia 29 de Dezembro e a entrada é livre.

O conimbricense José da Costa, que se iniciou na arte como autodidacta na década de 1970, explicou o motivo da criação da série artística “As Serras do Demo”. De acordo com o mesmo, o pintor Mestre Alberto Péssimo desafiou-o a fazer uma exposição individual, “em que deveria fazer uma exploração temática sobre os escritores portugueses que dissertaram sobre as Serras e sobre a  gente do interior”. O resultado foi uma série de quadros expressionistas figurativos e por vezes retratistas, que desvelam o imaginário das faces e das paisagens do interior português, na visão do artista.

Manuel da Quinta foi o escritor responsável por criar o prefácio da mostra, ainda sobre a temática das Serras. De acordo com José da Costa, foi combinado na altura da conceção das obras que “Manuel escreveria sem saber o que eu pintava e eu pintaria sem saber o que ele escrevia”. O artista plástico exaltou o preâmbulo feito pelo escritor e recomendou a todos a leitura do mesmo.

A primeira exposição da série teve lugar no Espaço Fernando Valle, em Coja, Arganil. Os quadros da “Serras do Demo” foram expostos, depois, na Ordem dos Médicos, em Coimbra, inserido nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, a exposição pode ser visitada das 9 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

António Martins chamou a atenção para o fato de haver exposições mensais na Casa da Mutualidade e incentivou a presença de todos.  O evento de inauguração da exposição da série de quadros de José da Costa seguiu entre conversas com o artista e brindes de champanhe.

O presidente d´APP, António Martins de Oliveira, anunciou a Gala Solidária que a instituição vai promover em comemoração dos 91 anos que completa em janeiro. O evento vai decorrer no dia 11 de janeiro, no Convento São Francisco.

Fotografias por Jade Sanglard

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top