All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

UC promove sessões para consciencialização e sensibilização ambiental

Pedro Teixeira Silva

Universidade de Coimbra assinou um protocolo com a ERSUC. Foram colocados pontos de recolha em 65 instalações da UC. Por Pedro Teixeira Silva

O Departamento de Engenharia Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, recebeu a terceira sessão de esclarecimento sobre boas práticas da reciclagem e separação de resíduos. A oradora convidada  foi a responsável pela Comunicação e Sensibilização da ERSUC, Neuza Monteiro. De salientar, a fraca adesão ao evento, que contou com uma dezena de participantes.

No passado mês de setembro, a Universidade de Coimbra assinou um protocolo com a ERSUC- Resíduos Sólidos do Centro, que visa dinamizar e sensibilizar toda a comunidade estudantil para questões ambientais. A colaboradora da Divisão da Segurança e Ambiente da Universidade de Coimbra (UC), Inês Braga, mostrou um conjunto de imagens onde se podia observar vários caixotes do lixo indiferenciados cheios de resíduos recicláveis.

Neuza Monteiro explicou que ainda existem muitas dificuldades em fazer com que as pessoas reciclem o lixo. “Os resíduos que vão para o ecoponto não são lixo, são matéria prima”, afirmou. No entender da oradora, a reciclagem poupa muitos recursos e pretende que esta  “se torne uma banalidade”.

A ERSUC já disponibilizou pontos de recolha em 65 instalações da UC, de modo a facilitar a reciclagem de resíduos. No caso da UC a recolha do lixo será feita pela própria ERSUC. A produção de resíduos vai ser contabilizada e a universidade, caso os resultados sejam positivos, pode sair beneficiada.

A ERSUC dispõe de uma app ‘Recycle Bingo’, que contabiliza a reciclagem de resíduos por parte dos utilizadores. Os usuários acumulam pontos o que permite ganhar prémios, como por exemplo descontos na ‘Netflix’. A ERSUC tem como objetivo, até ao final do ano, disponibilizar um ecoponto por cada 180 habitantes, na zona centro.

Neuza Monteiro conclui a sua intervenção ao afirmar que é “necessário promover melhores práticas ambientais”. As sessões de esclarecimento sobre reciclagem e separação de resíduos vão continuar pelos vários departamentos e faculdades da UC.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top