All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Dias verdes na FCTUC: um evento que quer plantar a consciência

Beatriz Monteiro Mota

Segunda edição do BEST Green Day aumenta interação. Tornar comunidade estudantil mais consciente sobre sustentabilidade ambiental é o objetivo. Por Beatriz Monteiro Mota

O evento organizado pelo Board of European Students of Technology (BEST) Coimbra regressa à cidade. Ocorre de 19 a 22 de novembro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e conta com várias atividades. Desde palestras, uma sessão de ‘test drives’ de carros elétricos e híbridos e uma ‘green fair’ a uma atividade de plantação de árvores.

O presidente do BEST, José Teodoro, explica que o evento tem como propósito “consciencializar os estudantes para a situação ambiental que o mundo vive”. Explica que o aumento da interação é a grande novidade deste ano, que conta com apresentações de projetos e com uma feira de emprego “em que empresas verdes apresentam a sua visão”. Acrescenta ainda que se “tornou um evento, além de científico, corporativo”.

A FCTUC tem recebido um conjunto de palestras que, segundo o coordenador geral, António Sampaio, “têm temas muito interessantes com espaço para discussão no final”. Segundo o mesmo, todas as sessões se enquadram no âmbito da sustentabilidade e ambicionam estimular a maior procura sobre este tema nas várias áreas apresentadas.

“Alimentar a saúde a pensar no futuro” foi a palestra desta tarde, lecionada por João Lima. O Departamento de Ciências da Vida foi o local escolhido para a apresentação de uma dieta sustentável como uma opção para um planeta mais saudável. Um estudo apresentado pelo palestrante comprova que os portugueses consomem carne, leite e derivados em demasia, “o que é prejudicial ao ambiente”, esclarece.

O último dia da segunda edição vai terminar com uma atividade de plantação de árvores, em parceria com a FCTUC, que disponibilizou as plantas e encaminhou os voluntários. “Já temos as vagas preenchidas e esperamos que não chova muito”, confessa o coordenador, entre gargalhadas.

O BEST Green Day conta, também, com a ajuda de várias organizações ambientais, como a Brigada do Mar, a Greve Climática de Coimbra e a Associação Vegetariana Portuguesa. Tem ainda o apoio da Casa da Esquina, da BMW e da BomCar, “que cedeu um BMW I3 para que os estudantes possam experimentar um carro amigo do ambiente”, anuncia José Teodoro.

Para ultrapassar as fronteiras de Coimbra, António Sampaio sugere que eventos do mesmo âmbito sejam promovidos por outros grupos locais, como os de Lisboa, Almada, Aveiro e Porto. Em tom de reflexão, o presidente do BEST explicita que tentaram “trazer uma componente mais corporativa e empresarial” e ambiciona que, numa próxima, se faça uso dos sucessos deste ano.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top