All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coi(mbra)sitas de fim de semana | 2 e 3 de novembro

D.R.

De patinagem artística e concertos de ‘indie’ português faz-se a chuva do fim de semana. Conheça a agenda de 2 e 3 de novembro. Por Gabriel Rezende

O fim de semana prolongado trouxe chuva, mas também música vinda do Norte de Portugal e que sabe a ‘Rock’n’Roll’. Entretanto, a literatura também ganha voz na cidade do Mondego. Em comemoração ao mês de Sophia de Mello Breyner Andresen, a Câmara Municipal de Coimbra organizou uma agenda cultural que se inicia este fim de semana.

2 DE NOVEMBRO

A manhã de sábado anima-se com o Torneio Interassociações de Patinagem Artística. O evento decorre às 10 horas no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. Às 14 horas, o Circuito Regional de Cadetes de Natação chega às Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição, para os aficionados dos desportos aquáticos. Já a margem esquerda do Mondego recebe a sétima prova do Campeonato Nacional 1.ª Divisão de Pesca Desportiva, pelas 13 horas.

Mas é a “terceira margem” que se consagra na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra – Anozero, regressando à cidade, na sua terceira edição. A leitura do conto mais célebre de João Guimarães Rosa, “A terceira margem” é o fio condutor da programação do Anozero’19. Curado por Agnaldo Farias, traz obras de 39 artistas, dos quais 15 portugueses, e as coloca em diálogo com a população coimbrã.

Na comemoração do centenário da primeira mulher a receber o Prémio Camões, em 1999, a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, abre, neste sábado, a mostra de ilustrações de Maria Keil para o livro “A noite de Natal”. A exposição fica patente na Biblioteca Municipal de Coimbra até ao dia 6 de janeiro.

À noite, é a música que domina o espaço. A cantar ao Mediterrâneo, o nortenho Valter Lobo chega ao Salão Brazil, às 22 horas. De tom intimista e sentimental, o concerto vai incluir, para além das habituais canções do seu primeiro álbum de estúdio, “Mediterrâneo”, alguns temas inauditos do próximo disco. Os bilhetes custam dez euros. A entrevista com o cantor vai estar disponível na edição n.º 297 do Jornal A Cabra.

3 DE NOVEMBRO

Logo após o almoço, a tarde de domingo inicia com a equipa feminina do Lordemão FC num embate ao Seia FC, no Pavilhão Gimnodesportivo de Lordemão, às 15 horas. As equipas competem pela Taça de Portugal Feminina. Já no basquetebol, a Briosa joga contra o CD Póvoa, no contexto do Campeonato Proliga de basquetebol. A partida decorre às 16h30, no Pavilhão Mário Mexia.

No âmbito do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, o Convento de São Francisco traz a Coimbra a peça “Para ti, Sophia”, interpretada pelo grupo Trigo Limpo teatro ACERT. Inspirada em “A Floresta”, obra da poetisa portuense e que faz parte do Plano Nacional de Leitura, “Para ti, Sophia” recria o mundo aos olhos dos mais pequenos. A atuação tem lugar na ‘Black Box’, do Convento de São Francisco, às 16 horas.

Mais tarde, “Filho do Primogénito” invade os palcos d’O Teatrão, às 18 horas. Concebida por Deolindo L. Pessoa, a ‘performance’ poética em homenagem à obra de Camilo Jesus Barbosa, poeta popular de Montemor-o-Velho, cruza histórias da população local com a música da época. Os ingressos têm o valor de quatro euros.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top