All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coi(mbra)sitas de fim de semana | 16 e 17 de novembro

Hugo Guímaro

Atividades para alunos Erasmus e música clássica marcam o fim de semana. Conheça a agenda de 16 e 17 de novembro. Por Gabriel Rezende

A agenda do fim de semana está de volta. Apesar da previsão de frio ao longo dos dois dias e chuva no domingo, cultura e desporto hão de preparar o solo para a semana que segue. Nem a língua é mais uma desculpa: até quem não sabe bem português tem o que fazer na cidade do Mondego.

16 DE NOVEMBRO

O sol nasce no sábado para ver jogar as equipas de infantis masculinos de futsal da Briosa. Às 10 horas, a Briosa joga contra a equipa da Fundação ADFP, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra. Mais tarde, no mesmo sítio, os juvenis masculinos de futsal da Associação Académica de Coimbra (AAC) jogam contra o Condeixa, pelas 15 horas.

A bola também corre o Campo Sintético do Estádio Universitário. Pelas 15 horas, os iniciados masculinos de futebol da AAC jogam contra o Eirense. O desporto continua no Pavilhão 3, onde a equipa sénior masculina da Briosa compete sobre os patins com o Sporting Clube de Espinho, às 18h30.

A Matemática também compõe o programa do sábado. Neste sentido, o Museu da Ciência recebe o professor Jorge Picado, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, numa palestra que pretende apresentar a “Magia da Matemática”. O evento é gratuito e decorre das 15 horas às 16h30.

O sábado também marca o retorno do Encontro de Orquestras Académicas, organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra e pela Orquestra Académica da Universidade de Coimbra. O encontro marcado para o primeiro dia é no Conservatório de Música de Coimbra, às 21h30. Os ingressos custam cinco euros.

Já para os amantes da segunda arte, o Teatrão recebe a peça “Fronteira”, produzida pelo Teatro da Didascália e encenada por Bruno Martins. A atuação está inserida no programa “Okupas” e decorre às 21h30. Nesta edição, há também uma ceia após o espetáculo, em que artistas e público vão poder discutir ideias e a própria produção. Os ingressos variam de quatro a dez euros.

17 DE NOVEMBRO

A previsão é de chuva para o domingo, mas os desportistas não desanimam. No Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra, os iniciados masculinos no andebol da AAC voltam a jogar com o Alavarium, a partir das 11 horas. Mais tarde, pelas 13 horas, decorre uma prova de ginástica, no mesmo espaço. No Pavilhão 3, os seniores femininos de patinagem da Briosa competem com o Vilafranquense, pelas 18 horas.

Às 11 horas, o III Encontro de Orquestras Académicas de Coimbra continua, desta vez no Centro Cultural D. Dinis. O evento tem o formato de sarau, e pretende mostrar a cultura coimbrã tanto às orquestras académicas convidadas, quanto ao público geral. Apresentam-se, para além das anfitriãs, o Big Band Rags e os Grupo de Fado da TAUC.

Para os mais pequenos, o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra recebe uma sessão de leitura e produção de postais com a ilustradora Geandra Lipa. A oficina tem como base o livro “A casa amarela”, escrito por Sofia Isabel Vieira, do ‘blog’ Pais com P grande, e com ilustração de Geandra Lipa. A entrada tem o valor de cinco euros, e, por mais 7,50 euros, podem também levar o livro para casa.

No âmbito do Anozero’19 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, o Galerias Avenida recebe, às 11 horas, o documentário “!Women Art Revolution”, de Lynn Hershman Leeson. Já a Galeria V acolhe a oficina “As múltiplas faces do objecto”, às 14 horas. Para além dos eventos pontuais, as exposições mantêm-se patentes nos vários locais incluídos no Anozero’19.

Voltado para os alunos estrangeiros em mobilidades Erasmus, o Erasmus Student Network organizou, este domingo à noite, mais um Erasmus Quiz Night, desta vez, no Brunn’s Coffee Diner. Basta reunir um grupo com até cinco participantes e divertir-se com perguntas sobre Coimbra, Portugal e até sobre o mundo. A atividade decorre às 21 horas e tem vagas limitadas, pelo que depende de inscrição no formulário.

Com Leonor Garrido

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top