All for Joomla All for Webmasters
Desporto

(Cam)peões avançam contra as adversidades

Fábio Lucindo

SX/AAC consegue dar a volta à falta de reconhecimento e conquista todos os títulos nacionais, apesar de ser “uma secção numa salinha da AAC”. “Estar à margem das políticas” é do interesse do grupo. Por Joana Carvalho e Xavier Soares

Uma época positiva mas com perspetivas de desenvolvimento é o balanço que Bruno Pais, antigo treinador da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra (SX/AAC), faz da passada temporada desportiva. No entanto, o xadrezista confessa descontentamento pela falta de reconhecimento ao trabalho feito numa secção que, “enquanto clube, ganha todos os prémios que existem para ganhar no país”.

O antigo treinador aponta uma falta de reconhecimento por parte da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) “daquilo que as secções trazem”. Apesar de a SX/AAC tentar “estar um pouco à margem das políticas”, na opinião do antigo treinador, a DG/AAC tem meios para dar visibilidade às secções existentes.

Bruno Pais não culpabiliza, contudo, o atual mandato pela escassez de apoios financeiros à SX/AAC, por existirem outros órgãos responsáveis pela distribuição de fundos. Em relação ao novo mandato que se avizinha, o xadrezista não tem quaisquer expetativas e “tudo o que possa vir é bem-vindo”.

Confessa também que “a DG/AAC está de mãos atadas” no que diz respeito à falta de condições da sala da secção, uma vez que a maioria dos espaços que são utilizados não pertencem à AAC. 

Bruno Pais explica que a SX/AAC tenta “manter as portas abertas a toda a gente”. A sala do primeiro piso da AAC tem sido visitada por estudantes, “não só nas chamadas rapidinhas às segundas-feiras, mas também nas provas que organizamos quase semanalmente”.

A nível desportivo, esta adesão traduz-se em dez equipas de, no máximo, 16 jogadores, que jogam em simultâneo nos campeonatos. De acordo com o treinador, o último prémio que faltava ganhar era a Supertaça, feito alcançado por “uma secção numa salinha da AAC”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top