All for Joomla All for Webmasters
Cidade

APP e ATLAS juntam-se pelos idosos

Filipe Silva

ATLAS atua em prol dos idosos com base no voluntariado. Jantar solidário promovido pel’A Previdência Portuguesa visa angariar fundos para a associação. Por Jade Sanglard e Filipe Silva

A Casa da Mutualidade recebeu hoje o presidente d’A Previdência Portuguesa (APP), António Martins de Oliveira, e a vice-presidente da Associação de Cooperação para o Desenvolvimento (ATLAS), Raquel Pina. Os representantes juntaram-se numa conferência de imprensa para falar sobre o Jantar de Natal Solidário e divulgar a ATLAS.

O projeto principal da ATLAS é o “Velhos Amigos”, que consiste em recolher comida doada por 12 restaurantes e entregá-la aos idosos, aos sábados. “Para além das refeições, começámos a dar um apoio psicológico e expandimos as áreas de atuação conforme as necessidades”, acrescenta Raquel Pina. Esta refere que têm parcerias com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e com a Escola Superior de Enfermagem. Conta ainda com apoio da Santa Casa da Misericórdia e com apoio jurídico à base de voluntariado.

A vice-presidente tem orgulho em dizer que, desde o início do projeto em 2009, “não houve um sábado que a instituição falhasse”. Isto deve-se ao facto de se tratar de um “voluntariado profissional”, com papéis bem definidos. O projeto começou com quatro idosos em Coimbra e, desde então, expandiu-se para Leiria, Marinha Grande e Pombal, cidades onde abrange 75 seniores. Raquel Pina revela ainda que são “as únicas pessoas a visitar alguns idosos”.

São quase 300 os voluntários que participam na ATLAS, dos quais mais de 90 em Coimbra. Apesar deste número, Raquel Pina reforça a necessidade de um apoio financeiro para viabilizar outras atividades como, por exemplo, a fisioterapia em casa dos necessitados.

António Martins de Oliveira usou a palavra para divulgar o Jantar de Natal Solidário que considera já ser “uma tradição da APP”. Este vai ter lugar no centro de eventos Valle de Canas, tem como objetivo dar a conhecer as atividades das instituições que trabalham em prol da comunidade. “Há pessoas que têm problemas de saúde, de conduta própria ou financeiros. Estas não conseguem ultrapassar as suas dificuldades e necessitam de ajuda”.

O jantar tem ainda a intenção de angariar fundos destinados à ATLAS. O presidente da APP revela que o donativo da Previdência “vai ser de, no mínimo, 1500 euros”. As inscrições podem ser feitas através de telefone, formulário online ou presencialmente. Os não associados pagam 25 euros, os associados 20 e os funcionários usufruem do jantar a custo zero.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top