All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

António Pedro Pita: “Filosofia é um campo de batalha”

Pedro Teixeira Silva

Tentar evitar a palavra relação, quanto aos conceitos de arte e de política. Professor defende valorização da arte intransitiva. Por Pedro Teixeira Silva

Um final de tarde frio e chuvoso recebeu mais uma palestra do ciclo “Pontos nos iii – Science Beer Talks”, que decorreu no Exploratório. António Pedro Pita, professor e investigador da Universidade de Coimbra, foi o orador convidado. A conversa teve como tema a “Arte e Política”.

O professor iniciou a palestra com a premissa de que não queria criar uma relação entre o conceito de arte e o de política. O palestrante mostrou o interesse que tem pela temática da “transformação do regime de temporalidade e espacialidade”. Ao longo da conversa, António Pedro Pita estabeleceu duas dicotomias para reflexão. Por um lado, as figuras conceptuais, como a educação e a democracia, que têm espaço para evoluir . Por outro, a importância que a sociedade de controle reserva à tradição cultural.

O orador fez referência à alteração dos pensamentos dos indivíduos. Tal processo acontece devido à mudança dos “instrumentos de monotorização”. O telemóvel e o GPS são os principais responsáveis pela transformação. Apesar destes mecanismos aumentarem a velocidade e facilidade de comunicação, tornam os indivíduos mais controláveis e controlados.

“A Arte tornou-se indispensável à formação dos indivíduos, porque acompanhou a evolução do ser humano e foi nela que se começaram a ver marcas de secularização”, sublinha António Pedro Pita. No entender do investigador, a Arte deve ser encarada como um meio e como algo intransitivo.

O ciclo de palestras “Pontos nos iii – Science Beer Talks” decorre na primeira quarta feira de cada mês. A entrada é gratuita e inclui a oferta de cerveja. A próxima palestra vai decorrer no dia 4 de dezembro, no Exploratório. Tem como tema “Os rios – sistemas naturais dinâmicos que registam a evolução das paisagens, ambientes e comunidades biológicas”, o orador convidado é Pedro Proença e Cunha.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top