Cultura

“5 Minutos de Poesia” celebra milésima emissão

Data assinalada com vários eventos e transmissões especiais. Atores, músicos e poetas já participaram no projeto. Por Mafalda Pereira

O programa “5 Minutos de Poesia” foi criado por Filipe Furtado e Alexandre Valinho Gigas no seu ano de formação na Rádio Universidade de Coimbra (RUC). No dia 12 de novembro alcança a milésima emissão e a data é comemorada com uma série de eventos. “Um poema por dia não sabe o bem que lhe fazia” é a frase mestre do programa.

Inspirado no programa “5 Minutos de Jazz” da rádio Antena 1, o projeto divulga a poesia através de um formato leve, uma vez que “se a poesia for muito extensa as pessoas acabam por não estar atentas”, esclarece Alexandre Valinho Gigas. O objetivo foi criar um modelo breve dedicado à poesia e reuni-la num espaço que permitisse mostrar aos ouvintes a sua diversidade. “A RUC tem este espaço de experimentação e então aproveitamos”, acrescenta o criador do programa.

Para celebrar a data, foram criados diversos eventos que contaram com emissões especiais na rádio. Várias entidades culturais da cidade de Coimbra, entre as quais a Galeria V e a Rádio Baixa, também participam nas comemorações da milésima emissão.

Nas transmissões que foram para o ar até agora ouviram-se múltiplas vozes. Segundo o autor este “é um modelo único, muito eclético onde se mostra a poesia de muitas formas”. Compõem o programa matérias já gravadas, leituras de antigos poetas e interpretações musicais.

Além deste registo, Alexandre Valinho Gigas conta que já marcaram presença no programa atores, músicos, alunos e poetas, “desde os menos populares aos mais eruditos”. No entanto, o criador do “5 Minutos de Poesia” explica que “qualquer um é convidado a aparecer na rádio e a ler poesia, pode ser a pessoa mais normal da cidade de Coimbra”.

O autor acrescenta que no futuro talvez seja possível que os projetos ganhem outro formato, por exemplo concertos. É ainda possível recorrer a outros estilos como as artes plásticas e o cinema. “A poesia é muito abrangente em termos de expressões e, portanto, queremos dar à cidade eventos que vão para além dos programas de rádio”, conclui.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top