All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Nova época, mesmos objetivos: SB/AAC aposta na formação

Fotografia gentilmente cedida por João Frazão

SB/AAC arranca a época com boas perspetivas para o futuro, de olho nos ‘playoffs’. Presidente da secção pensa que “financeiramente seria possível estar na primeira liga, mas não conseguiriam bater-se de igual para igual”. Por Pedro Teixeira Silva

A Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra (SB/AAC) já começou a época de 2019/2020. O presidente da SB/AAC, João Frazão, afirma que “o principal objetivo da equipa é formar jogadores e, se possível, colocá-los nas seleções nacionais”. A equipa sénior masculina, na presente época, está a competir na Proliga. Em caso de subida os estudantes passam a competir na principal divisão do basquetebol nacional, LPB Placard Basquetebol.

Do ponto de vista financeiro, a SB/AAC “está melhor em comparação com outros anos”, como explica o presidente. No entanto, “é necessário chegar a mais patrocinadores para atingir os orçamentos estabelecidos”, acrescenta. A Câmara Municipal de Coimbra também tem ajudado com apoios à equipa. João Frazão salienta que, até ao momento, ainda “não receberam qualquer verba do Conselho Desportivo” e que “fizeram um orçamento bastante conservador”.

Na época passada, uma das maiores batalhas da secção foram os espaços de treino. De modo a evitarem o problema este ano, a SB/AAC, com antecedência, alugou espaços exteriores. Os campos disponibilizados pelo Estádio Universitário “apenas correspondem a 20% das necessidades da equipa”, afirma o presidente. As condições oferecidas pela Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, como conta, “foram melhores do que na época passada”. Na última temporada, continua João Frazão “a situação chegou a ser caótica”.

O presidente defende que nos escalões de formação “a prioridade não é ganhar títulos, mas sim formar jogadores e, se possível, alimentar a equipa principal com esses atletas”. Os plantéis das equipas principais são compostos, na sua grande parte, por atletas universitários. A equipa possui todos os escalões de formação e conta já com três equipas femininas. João Frazão destaca que, na altura em que a atual direção tomou posse, “não havia uma única atleta feminina”.

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia é a “fortaleza” da Briosa nos jogos em casa. O presidente considera que “o número de assistências até então tem sido positivo”. Nos dois jogos já realizados em casa, os estudantes contaram com um apoio de 250 a 300 pessoas nas bancadas. A entrada é gratuita para todos.

Até ao momento a SB/AAC conta com uma derrota e uma vitória no campeonato, e encontra-se na oitava posição da tabela, com quatro pontos. Os estudantes foram derrotados na final do troféu António Pratas, torneio que tinham ganhado nas duas edições anteriores. Assim, o objetivo passa por assegurar a manutenção e ficar nos oito primeiros classificados, dando acesso aos ‘playoffs’ de subida à primeira liga.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top