Cidade

LPCC promove curso sobre prevenção e impacto do cancro nos estudantes

Ação de ação de formação gratuita pretende complementar a formação dos estudantes de saúde. Direitos jurídicos e impactos emocionais da doença são alguns dos temas debatidos. Por Carolina Fernandes e Bruno Oliveira

 “Prevenção e impacto do cancro: contributos para uma cidadania ativa” é o nome do curso organizado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) direcionado a estudantes de saúde do Ensino Superior. A iniciativa vai decorrer 5 e 19 novembro na sede do núcleo, em Coimbra.

Entre os vários motivos que levam à realização deste curso, Tiago Paredes, responsável da unidade de formação e investigação do núcleo regional da LPCC, destaca dois: um motivo é “modificar os comportamentos dos estudantes do Ensino Superior”; outro passa por “tornar os estudantes agentes ativos, para que possam ser eles próprios a sensibilizar os colegas para a importância da modificação de comportamentos”, refere.

O curso pretende também alertar para a necessidade de enfatizar na formação dos estudantes de saúde aspectos emocionais associados ao cancro. Segundo Tiago Paredes, 30% dos doentes oncológicos desenvolvem perturbações psicológicas significativas a nível clínico. Os 70% restantes têm respostas  emocionais negativas. “Passar pelo cancro desencadeia sempre reações adversas, pelo que é importante dar estratégias aos doentes e seus familiares para lidar com estas situações”, adianta.

A desmistificação de preconceitos acerca do cancro é outra das temáticas abordadas no curso. O entrevistado chama a atenção para o hábito de se encarar o cancro como uma doença  hereditária e esclarece que a maioria dos casos são esporádicos, ou seja, resultam de comportamentos menos saudáveis, como o consumo excessivo de tabaco e álcool, fraca alimentação e sedentarismo.

Outra chamada de atenção de Tiago Paredes incide na pouca informação sobre os direitos jurídicos dos doentes oncológicos. O representante da LPCC explica que muitas vezes os profissionais de saúde também não tem esses conhecimentos, o que dificulta o acesso aos direitos do doente. No entanto, a LPCC fornece esse apoio aos doentes e familiares.

Edições anteriores do evento tiveram uma adesão positiva por parte da comunidade estudantil, tendo o número de inscrições ultrapassado o número de vagas. Este ano, o número de vagas é limitado a 30 lugares e a inscrição é gratuita. O curso tem duração total de 12 horas ao longo dos dias 5, 7, 12,14 e 19 de novembro. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da LPCC.

To Top