Nova tecnologia desenvolvida oferece alternativa ecológica para resolver problema de energia. Projeto conta com participação de estudantes e antigos discentes. Por Francisco Barata e Simão Moura
O Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra (UC) tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um equipamento de cogeração de energia térmica e elétrica. Este sistema possibilita uma grande redução nos custos energéticos e emissões de CO2 para a atmosfera.
Este equipamento, alimentado, de preferência, a biomassa, aproveita todos os momentos em que gera energia térmica para produzir energia elétrica. Assim, é mais eficiente, sustentável e cómodo do que as grandes centrais elétricas.
O projeto, além de ter sido desenvolvido pela UC, contou também com o apoio da SCIVEN. Esta é uma empresa que desenvolve soluções de geração e fornecimento de energia. Segundo o presidente, Eduardo Costa a mesma é uma “‘spinoff’ da Universidade de Coimbra”. A entidade é constituída por ex-alunos universitários e mantém uma relação próxima com a universidade.
Quanto aos estudantes envolvidos no projeto, Eduardo Costa diz que “é constituído por alunos e antigos discentes de mestrado e doutoramento”, sob a orientação dos coordenadores, José Baranda Ribeiro, Jorge André e Ricardo Mendes. O projeto foi financiado pelo programa PT2020 em conjunto com a Agência Nacional de Inovação. O presidente da SCIVEN expõe que “deve estar concluído dentro de dois anos”.
