All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Catarina Costa conquista ouro no Grand Slam de judo de Brasília

Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Judo da AAC

Atleta da SJ/AAC sente-se orgulhosa de representar Portugal no estrangeiro. Vitória na prova consolida presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Por Mariana Rosa

Catarina Costa, atleta da Secção de Judo da Associação Académica de Coimbra (SJ/AAC), conquistou a medalha de ouro, em -48 quilos, no Grand Slam de Brasília, no passado domingo, 6 de outubro. A atleta demonstrou-se confiante na vitória mesmo quando ouvia um “pavilhão inteiro a puxar pela adversária”, a brasileira Gabriela Chibana.

A judoca conimbricense entrou para a prova como cabeça de série número dois, ou seja, como segunda melhor colocada no ranking da competição. Catarina Costa começou por vencer a brasileira Laura Ferreira e a chinesa Li Yanan na fase preliminar, por ‘ippon’, isto é, com vantagem máxima. De seguida, derrotou a alemã Katharina Menz nas meias-finais e, por último, venceu Gabriela Chibana, por ‘wazari’, que é asegunda maior pontuação do judo.

A atleta era uma das favoritas na corrida ao ouro. Catarina Costa começou a prova “um pouco nervosa” devido à pressão que colocou em si mesma. Segundo a judoca, “as atletas presentes na prova eram todas de grande nível”. Contudo, soube “lidar com a pressão” porque “acreditava que conseguia ganhar”, explica.

Catarina Costa sentiu “uma emoção muito grande ao representar Portugal no estrangeiro e vencer”. Para a judoca, ouvir o hino nacional em cima do pódio foi “um momento marcante e que arrepia”, afirma. A atleta da SJ/AAC, refere ainda que “ouvir o hino português numa prova é sempre o máximo orgulho”.

Esta foi a primeira vitória de Catarina Costa em Grand Slams, onde arrecadou mil pontos. O resultado pode permitir a ascensão da judoca ao top 10 do ranking mundial e solidificar a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top