All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Antecâmera abre Caminhos do Cinema Português

Fotografia gentilmente cedida pelo CEC

Antecâmera estreia um novo formato de seleção. Ciclo de cinema conta com filmes premiados em anos anteriores. Por Bruno Oliveira e Filipe Silva

O Antecâmera surge do Seleção Ensaios, um dos ciclos de cinema do Caminhos do Cinema Português, e serve como rampa de lançamento para a XXV edição do festival. De 30 de outubro a 14 de novembro, no mini-auditório Salgado Zenha, encontram-se filmes portugueses das últimas edições do Seleção Ensaios. O evento tem como finalidade promover filmes que muitas vezes carecem de circulação comercial e, desta forma, promover o cinema nacional de autor e académico.

“O cinema português” é o mote deste evento, como revela António Pita, vice-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Segundo o mesmo, um dos objetivos é dar visibilidade a produções nacionais, o que é difícil de fazer fora dos grandes centros Lisboa e Porto. “É um grande desafio”, comenta ao referir-se à dificuldade causada pela centralização artística que passa por trazer convidados a Coimbra, seja para formar um júri ou receber prémios.

Visto que a Antecâmera tem a sua origem no Seleção Ensaios, António Pita destaca que este ciclo “é o único que retira o festival deste centro” que é o Teatro Académico de Gil Vicente e a Associação Académica de Coimbra. Assim sendo, o projeto tem lugar nas salas do Alma Shopping, num esforço de atingir um público maior.

Segundo o vice-presidente, não há “propriamente grandes apoios” na cidade. A maioria do apoio vem de pessoas da mesma área, como atores que participam em filmes e curtas académicas, de forma a ajudar a sua comunidade. O CEC ajuda ainda com o “pouco material que tem”, expõe.

O programa do Antecâmera está já disponível online e a entrada para qualquer sessão é gratuita.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top