All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Speed dating, hands on e satisfação da curiosidade – a Noite europeia dos investigadores

André Crujo

Evento motiva contacto entre civis e comunidade científica. Atividades permitem um olhar sobre as diferentes áreas de estudo. Texto e fotografias por André Crujo

Foi a partir das 18 horas que os diversos ramos da ciência ocupavam os cantos da sala. Numa das estufas do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, os investigadores instalaram pequenas bancadas com demonstrações alusivas ao seu trabalho. A curiosidade de quem se aproxima é bem recebida e até os mais jovens colocam perguntas enquanto os pais os motivam a explorar o espaço.

A investigação de Daniela Cordeiro e Cátia Pereira é acerca da Embriogénese Somática – uma técnica de clonagem. O procedimento foi feito em tomilhos e pinheiros com o propósito de gerar várias plantas geneticamente idênticas.

Uma pequena porção de folha de tomilho é suficiente para que se desenvolva numa planta adulta. A amostra é colocada num meio de cultura que fornece os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

As plantas que resultam deste método têm características idênticas entre si. Desta forma, é possível preservar atributos desejáveis nos seres (como resistência a temperaturas elevadas), caso seja necessário.

A pequena prova de mel que decorre na bancada poderia ser de um apicultor, mas Nuno Capela é um investigador a realizar o seu doutoramento em Biociências. O seu estudo incidiu em descobrir os efeitos que os diferentes ambientes podem ter na mesma espécie de abelha. De mais claro a escuro, líquido a viscoso, o tipo de plantas com que os insetos interagem fazem variar o mel que produzem. Quem se aproximou da bancada teve mesmo a oportunidade de o testar e, com um pouco de sorte, levar um pequeno frasco de mel para casa.

Atividades Hands On

Pelas 21 horas, no Museu da Ciência, outras atividades tiveram início. Desta vez, os participantes eram convidados a realizar diversos programas relacionados com o trabalho dos investigadores.

Speed Dating

Cinco minutos com os investigadores para conversar acerca do seu trabalho num encontro simulado. As mesas distribuídas pelas salas permitiram vários “encontros” com investigadores de diferentes áreas.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top