All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Noite Europeia dos Investigadores abre diálogo entre cientistas e civis

Alexandre Gouveia

Projeto europeu pretende aproximar comunidade científica e sociedade civil. Inscrições para atividades desta tarde ainda estão disponíveis. Por Gabriel Rezende

Em sua décima edição no Museu da Ciência, a Noite Europeia dos Investigadores pretende aumentar a proximidade entre a comunidade científica e população. Em Coimbra, as atividades também ocorrem no Rómulo – Centro Ciência Viva e no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC).

Joana Oliveira, colaboradora do Museu da Ciência, conta que “é muito importante para o Museu da Ciência ser o ponto de encontro” de atividades como esta. “A candidatura deu-se por meio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, de cujo consórcio a Universidade de Coimbra é parceira associada”, explica Joana Oliveira.

Para além de conversas informais com os cientistas, os chamados ‘speed dates’, a agenda conta ainda com “atividades mão na massa”, em que o público pode participar de forma proativa. Às 17, vai ser lançado, o livro “Rios de Portugal: Comunidades, Processos e Alterações”, de Maria João Feio e Verónica Ferreira.

Joana Oliveira atesta ainda a presença de investigadores de diferentes áreas, desde a Medicina, até à Sociologia. “Os investigadores, na verdade, gostam de comunicar com o público, é preciso desmistificar este mito que existe sobre a investigação”, reitera.

Atividades em diferentes espaços da UC

Há ainda visitas às diferentes coleções do Museu da Ciência: às 15h à coleção de Antropologia, às 21h30 à exposição “Visto de Coimbrae à exposição “Histórias de Expedições Botânicas”, às 22h ao Gabinete Vandelli e Sala das Viagens, e às 22h30 ao Gabinete de Física. As visitas dependem de inscrição prévia.

No JBUC, decorrem também eventos paralelos. Às 18h, o grupo Ensemble de Jazz, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, e o grupo Ocaso, da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, marcam o início da noite. O JBUC acolhe ainda visitas guiadas à Estufa Grande, que exigem inscrição junto à entrada, à partir das 18h. Há ainda nos jardins ciclos de conversa com investigadores e atividades ‘hands-on’.

Já no Rómulo, é Fernão de Magalhães o foco do debate, no Departamento de Física da UC. O debate, que decorre entre as 21h30 e as 23h00, pretende assinalar os 500 anos da primeira volta ao mundo pelo explorador português.

O consórcio é bienal e o tema, submetido este biénio ao mote “Ciência na Cidade”, escolhido a nível europeu. Os eventos acontecem em simultâneo, nesta sexta-feira, em diferentes cidades europeias.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top