All for Joomla All for Webmasters
Cidade

NERC considera “demagógica” a retirada da carne de vaca nas cantinas da UC

katybird

Presidente da associação considera que se trata de “um ataque à indústria agropecuária” da Região Centro. Órgão propõe referendo ao menu da UC. Por Gabriel Rezende e Mariana Rosa

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra rejeitou, em comunicado oficial, a alteração das ementas das cantinas, anunciada pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, na cerimónia de abertura do ano letivo.

Horácio Pina Prata, presidente da NERC, propôs medidas alternativas que “não afetem a economia regional, como a criação nos espaços universitários verdes, a utilização de transportes públicos elétricos”.

O presidente da associação tece críticas à UC: a não promoção da reciclagem nos espaços universitários e o uso elevado de papel “na era digital”. Afirma que providências a tais problemas deviam ter sido tomadas antes da decisão de alterar o menu das cantinas.

Horácio Pina Prata vê esta medida como “demagógica, populista, perigosa e inoportuna”, e que retira o poder de decisão dos estudantes na sua alimentação diária. Considera essencial que um referendo aos alunos tivesse sido realizado.

Outras medidas internacionais

No Reino Unido, também a Universidade de Cambridge implementou uma medida similar no último ano e verificou reduções de 10,5% na emissão média de carbono da instituição para a atmosfera. Em resposta, Horácio Pina Prata considera que é necessário compreender que há as diferenças entre as instituições e as economias locais.

O presidente da NERC entende ainda que a reitoria tomou a medida de forma a figurar na vanguarda, mas que a instituição deve estar no topo pela qualidade técnica e científica e “não por medidas pouco democráticas”. “Isto parece um ataque à economia regional, no setor predominante na região, e não a defesa do meio ambiente”, conclui.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top