Ciência & Tecnologia

Espírito de António Arnaut elevado por observatório em Coimbra

Gabriella Kagueyama

De forma independente e crítica, grupo de cidadãos da área da medicina dão origem ao Observatório de Saúde. A homenagear o criador do SNS, a instituição carrega o nome de António Arnaut. Por Gabriella Kagueyama

A Sala Café Concerto do Convento S. Francisco foi espaço para a conferência de imprensa que apresentou o Observatório de Saúde António Arnault (OSAA). Durante a tarde desta terça-feira, dia 21 de maio, foram esclarecidas dúvidas acerca das atividades e dos processos que vão fundamentar o observatório.

A apoiar o Sistema Nacional de Saúde (SNS), o projeto pretende analisar e divulgar os estudos sobre o bem-estar dos cidadãos e da atividade dos serviços prestados. Para além da análise técnica, a instituição pretende observar de “forma crítica e construtiva” o funcionamento do ideal de António Manuel Arnaut, como refere o coordenador do projeto, Américo Figueiredo.

A criação do SNS remonta à década de 70 e teve como precursor António Manuel Arnaut, que vai dar nome ao observatório em Coimbra. A organização pretende defender e apoiar o sistema de saúde que hoje “sofre com o subfinanciamento”, defende Américo Figueiredo. Alerta, ainda, para a necessidade de auxiliar um serviço que simboliza o “avanço civilizacional para Portugal”.

Sem filiação partidária, o observatório vai ser constituído por uma equipa de cidadãos empenhados na área de saúde e que partilham ideais humanistas e republicanos. A “honrar o legado do advogado e político português”, os interessados no projeto destacaram a necessidade de ser procurada uma maior equidade, em prol do aumento de oportunidades no SNS.

Os responsáveis pelo observatório prometem exercer cidadania e transparência através de audiências frequentes com entidades e orgãos de soberania. “Vamos ter veículos que permitam às pessoas comunicarem connosco”, refere Américo Figueiredo. O coordenador do projeto reitera que “vai haver voz no serviço público de saúde”.

To Top