All for Joomla All for Webmasters
Desporto

59,21 metros lançam disco de ouro para Coimbra

Fotografia gentilmente cedida por Irina Rodrigues

Recorde mostra que é possível conciliar vida académica com carreira desportiva. Várias condecorações para os estudantes em modalidades como salto em altura e corrida de estafetas. Por Frederico Magueta

Bastaram dois dias, 18 e 19 de maio, para que a Associação Académica de Coimbra/Universidade de Coimbra (UC) conquistasse 13 medalhas, no Estádio Municipal de Leiria Dr. Magalhães Pessoa. Os Campeonatos Nacionais Universitários de atletismo ao ar livre deram aos estudantes uma medalha de ouro individual e uma de bronze no troféu coletivo da modalidade.

Desde salto em altura a corrida de estafetas, foram várias as modalidades merecedoras de uma condecoração. Irina Rodrigues, estudante de medicina na Faculdade de Medicina da UC, bateu o recorde nacional universitário anterior, de 45,27 metros, e conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco feminino, com 59,21 metros.

Atleta desde os 13 anos de idade, a estudante, cujo recorde pessoal é de 63,96 metros, explicou que a competição de lançamento de disco funciona com duas rondas de três ensaios, em que “as oito melhores classificadas têm acesso à última ronda dos três ensaios da prova”. No seu caso, e “porque havia apenas oito atletas”, todas tiveram acesso à última ronda.

Irina Rodrigues afirma que “é desafiante estar na folha dos recordes universitários”. Explica que é difícil manter uma carreira desportiva e académica em paralelo, mas considera que este é um marco importante para si e para a academia. Explica que “há muitos atletas na academia que começaram a praticar um desporto de alto rendimento e isto é um incentivo a quem pratica desporto para conseguir conciliar os estudos com a prática de uma modalidade”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top