All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Queima das Fitas: do recinto para o ecrã do telemóvel

André Crujo

Cinco estudantes da UC criaram uma aplicação para a Queima das Fitas. Evento-chave na vida académica dos estudantes está agora à distância de um clique. Por Rafaela Chambel e Mariana Rosa

Um grupo estudantes da Universidade de Coimbra (UC) reuniu e criou a Queimapp, uma aplicação dedicada à Queima das Fitas (QF). Com o seu desenvolvimento, o grupo estendeu o domínio da plataforma até Évora, dando origem a um novo conceito: a Eve app. Os estudantes podem estar a par das atualizações do evento através da nova aplicação.

A Eve app foi desenvolvida no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e Inovação da Licenciatura de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Os alunos foram incentivados a criar uma aplicação com viabilidade de mercado e investiram no evento universitário. Hugo Brink, um dos criadores da aplicação, afirma que não fazia sentido ainda não existir uma aplicação para a QF, pelo que se questionaram: “porque não sermos nós a criá-la?”.

O objetivo da aplicação é juntar toda a informação sobre a QF numa plataforma prática e acessível a todos. A sua constituição ramifica-se por diferentes vertentes, entre as quais o plano de atividades, um calendário, o mapa do recinto, o cartaz, perguntas frequentes e ainda os preços diários da QF de 2019.  De Coimbra a Évora os utilizadores podem escolher o evento que pretendem seguir.

O grupo por detrás da plataforma conta com o apoio da Comissão da QF de Coimbra e de Évora. Hugo Brink confessa que existe a expectativa de alargar a dimensão da aplicação para outros eventos, de outras cidades. Salienta, ainda, que “o feedback tem sido positivo” e estão sempre abertos a sugestões dos utilizadores.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top