Ciência & Tecnologia

Plantas adotadas por estudantes ganham nova casa

UC.Plantas

Jardim Botânico inicia reflorestação em áreas verdes da UC. Alunos vêem experiência como oportunidade para ganhar responsabilidade. Por Júlia Fernandes

Após quase um ano da segunda edição da UC.Plantas, parceria do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), chegou o momento dos alunos devolverem as plantas para serem plantadas. O programa consiste na adoção de uma planta da flora nativa do território nacional durante um ano letivo, de forma a despertar a consciencialização dos estudantes sobre o meio ambiente.

Foram mais de 800 pessoas as que aceitaram o desafio de cuidar e preservar as plantas neste período. Vittorio Bortolai, aluno de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da UC, adotou uma planta da espécie carrasco e conta como foi “enriquecedora” a experiência. O estudante acredita que esta foi uma oportunidade de tornar-se mais responsável. “Uma vida nunca tinha dependido inteiramente de mim”, acrescentou.

O JBUC supervisionou o cuidado com as plantas durante os semestres. Foram proporcionadas duas palestras para que os cuidadores pudessem falar sobre a experiência e dificuldades com as plantas, explica o estudante. O acompanhamento por ‘e-mail’ para tirarem dúvidas também era frequente. Além disto, as espécies, quando entregues, vinham com um folheto de recomendações.

Joana Cabral Oliveira, investigadora da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, confessa que não tiveram uma taxa de cem por cento de êxito com as plantas, já que algumas faleceram no processo. Entretanto, a maioria foi entregue saudável. A investigadora garante que o objetivo do programa foi cumprido e que os estudantes se mostraram “muito preocupados” com o cuidado e interessados em plantar.

Uma parte das plantas foi cedida ao ICNF, que deve reflorestá-las em espaços verdes da sua responsabilidade na região. A outra parte ficou sob supervisão do Jardim Botânico, que já plantou uma porção em fevereiro. No dia 24 de abril vai haver outra plantação na quinta do Palácio de São Marcos, um espaço verde a cargo da UC. Este processo é aberto para todos os alunos da universidade, além dos que adotaram as plantas.

To Top