Desporto

Futsal feminino da AAC ruma à segunda fase da Taça Nacional de Seniores

Fotografia gentilmente cedida por Sónia Ferreira

Objetivo da equipa é ascender ao primeiro escalão da modalidade. Estratégia principal passa por recolha de vídeos e análise de jogos de equipas adversárias. Por Maria Monteiro

No dia 29 de abril, foram sorteadas todas as séries da segunda fase da Taça Nacional de Seniores Femininos de Futsal. A equipa feminina da Pró-Secção de Futsal da Associação Académica de Coimbra (AAC) conseguiu alcançar o primeiro lugar na fase anterior, e agora prossegue para o próximo desafio.

Na segunda fase da Taça Nacional de Seniores Femininos de Futsal, são formados grupos de quatro, que devem enfrentar-se em seis jogos. Cada equipa joga duas vezes, uma em casa e outra fora, e só passa uma à etapa final.

O treinador de futsal feminino da AAC, João Filipe, faz um balanço da primeira fase da competição: “Conseguimos provar dentro de campo que éramos os melhores do grupo e estou satisfeito com a prestação da equipa”. Contudo, alerta que isso deve ser apenas um ponto de partida para a nova etapa, pois “a margem de erro estreitou da primeira para a segunda fase”.

Segundo o treinador da formação feminina de futsal da AAC, “um jogo mau pode sair muito caro para uma equipa e esta pode não ter jogos suficientes para recuperar essa perda de pontos”. Para tal, a equipa está a preparar-se e a treinar para evitar erros que lhe possam custar a descida no campeonato.

O técnico afirma que as estratégias de preparação para este novo ciclo passam pela recolha de “vídeos de jogos anteriores das formações rivais” para procurar perceber como é que as equipas adversárias jogam. Assim, para João Filipe, a equipa pode preparar-se durante a semana para os jogos durante o fim de semana.

O objetivo da equipa, segundo o técnico da equipa, é “alcançar o primeiro escalão do futsal feminino em Portugal”. Para isso, é necessário que as jogadoras consigam estar num bom momento mental e físico para no campo “traduzir toda a qualidade que têm”, afirma João Filipe. O primeiro jogo da primeira jornada vai-se realizar em Braga, contra o Clube Recreativo e Cultural de Tebosa, no dia 4 de maio.

To Top