All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Existe humor em Coimbra

D.R.

“Humor na cidade do Mondego” divertiu a Baixa no último fim de semana. Festival foi co-organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo Orçamento Participativo. Por Nino Cirenza e Inês Casal Ribeiro

Quando Afonso Paiva, organizador do festival “Coimbra dos Humores”, terminou a licenciatura em Comunicação e Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, decidiu dedicar-se ao humor. Considerava “muito difícil entrar neste meio em Portugal”. Surgiu então a ideia de estimular uma zona, entre Lisboa e Porto, “que pudesse crescer na área”, afirma. A partir daí colocou as “mãos à obra”. 

O projeto do festival “Coimbra dos Humores” venceu o Orçamento Participativo da autarquia no ano passado e conseguiu financiamento para ser realizado. A própria câmara esteve presente na organização conjunta com Afonso Paiva. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 na baixa de Coimbra e na Casa da Escrita.

O organizador do festival avalia a iniciativa de forma  “muito positiva”. Acrescenta ainda que foram realizadas “atividades para toda a família”, tais como um ‘peddy paper’ de humor, teatro de rua e contos infantis. Além disso realizaram-se workshops na Casa da Escrita: desenho do humor, improvisação, humor em palco e escrita do humor foram as temáticas. Outro ponto do evento a destacar foi a competição de ‘open mic’ que, segundo Afonso Paiva, permitiu “estar a beber um copo e ver tipos novos a dar os primeiros passos no humor”. 

Segundo o organizador, Coimbra tem potencial para ter mais projetos de humor. Este reiterou que mesmo com uma divulgação tardia, houve uma boa adesão ao evento. “Coimbra é uma cidade tão bonita e com tanta história, acho que é necessário reinventar as tradições que se perderam”, clarifica. 

Afonso Paiva demonstra o seu desejo em ver este evento a regressar no próximo ano. “Foi uma edição zero e eu espero obviamente continuar”, afirma. O mesmo comemorou o facto de reunir “um grupo de humoristas bastante bom para a primeira edição”. Espera para uma próxima edição “mais tempo de evento e uma programação mais diversificada”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top