All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Estudantes da UC elevam estatuto das figuras da Crise Académica em Assembleia Magna

Rafaela Chambel

Há 50 anos atrás, a palavra foi-lhes negada. Hoje, foi aprovada a condecoração daqueles que lutaram pela liberdade da comunidade estudantil. Por Rafaela Chambel e Carolina d’Oliveira

A quarta Assembleia Magna do ano realizou-se para a comunidade estudantil ter voto na condecoração dos membros da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) de 1969. Com início às 21 horas, a assembleia teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC) e contou com a presença de 450 associados efetivos da AAC.

A 17 de abril comemora-se meio século desde que Alberto Martins, então presidente da DG/AAC, interveio na inauguração do novo Departamento de Matemática da UC. Quando lhe foi negada a palavra os estudantes deram início àquela que ficou conhecida pela “Crise académica de 69”. Às figuras envolventes na direção da época é proposto o título de Associados Honorários: “a mais elevada distinção da estrutura estudantil”.

O presidente da DG/AAC, Daniel Azenha, abriu a sessão a agradecer “às mãos generosas que libertaram os estudantes” e acrescentou que se trata de uma “Magna muito especial pelo cariz histórico”. João Pinto Ângelo, estudante da Faculdade de Direito da UC, elogia “todos os estudantes que lutam por um Ensino Superior mais democrático”.

Com auditório cheio, Daniel Azenha confessa que a adesão superou as expectativas. O voto foi unânime entre os 450 associados, sem deixar margem para dúvida acerca do resultado. A condecoração vai ser acompanhada por atividades comemorativas, organizadas em parceria pela AAC, UC e Câmara Municipal de Coimbra. O presidente da DG/AAC conclui que, “se hoje todos nós estamos aqui a falar de forma livre, muito devemos a essa geração”. 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top