Desporto

Vitória de Primeira no arranque da Taça Nacional

Hugo Guímaro

Equipa sénior feminina de futsal da AAC inicia Taça Nacional com nota positiva. Expectativas para a subida são realidade mas os pés e organização mantêm-se. Por Rita Fernandes e Patrícia Silva

O recente título no campeonato distrital conquistado pela equipa sénior feminina da Pró-Secção de Futsal da Associação Académica de Coimbra, deu acesso à Taça Nacional. No passado domingo, dia 24 de março, foi jogada a primeira jornada da Série D, composta também pelo Guarda 2000 e o AD Fundão. Frente ao campeão do distrito de Castelo Branco, a formação da AAC venceu 11-0.

O treinador, João Filipe Soares, e as suas atletas veem este resultado como o fruto de vários meses de trabalho. “O trabalho foi desenvolvido desde setembro de 2018”, explica o técnico. Apesar de algum receio, pelo duelo inédito, a capitã da formação da AAC, Sónia Ferreira, salienta que, dentro de campo, foi visível “mais motivação do que ansiedade”. A atleta assume que o sentimento, dentro do balneário, é de “muita vontade ao ver os nossos objetivos a aproximarem-se.

Na opinião de João Filipe Soares e de Sónia Ferreira, o triunfo deve-se à boa entrada em jogo, refletidos nos primeiros golos surgiram no arranque do duelo com o Fundão. A melhor marcadora do grupo, Diana Silva, aponta a organização como chave para o resultado final. “Ditaram o ritmo do jogo, materializando essa dominância em golos”, sublinha o treinador.

O carinho dos adeptos é peça fundamental para as atletas e para o técnico. Diana Silva lamenta que “o futsal feminino não seja apoiado por grande parte das pessoas”. Por sua vez, Sónia Ferreira refere a importância deste apoio, pelo facto de ser “diferente jogar com 10 pessoas nas bancadas ou com 500”. A presença de mais massa associativa é, para as jogadoras, uma forma de “motivar a equipa e servir de exemplo aos escalões mais novos da secção”.

O ambiente no balneário é de expectativa e confiança. Assim o transmite Diana Silva e Sónia Ferreira, que acreditam que “tudo vai correr tudo bem” e que “o sonho da primeira divisão é possível”.

A jornada que se avizinha é frente ao campeão do distrito da Guarda, no próximo dia 6 de abril. “Não podemos nos deixar levar pelo clima de euforia, ainda há um longo caminho pela frente”, lembra João Filipe Soares. O técnico revela que “a equipa tem o objetivo de vencer o próximo desafio, de modo a passar na liderança do grupo”. Por fim,  deixa um apelo à comunidade: “É muito importante a presença dos apoiantes para quem está em campo”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top