Ensino Superior

UC é paragem do projeto internacional de Linguística Aplicada

Arquivo

Entre os dias 19 e 28 de março, a FLUC recebe o XCELING. A iniciativa pretende derrubar barreiras comunicativas desenvolvendo o idioma lusófono além-fronteiras. Por João M. Mareco

Quatro professores oriundos das universidades egípcias do Cairo, de Helwan e de Minia estão de visita à Universidade de Coimbra (UC). A sua visita ocorre no âmbito do projeto ‘Towards Excellence in Applied Linguistics. Innovative Second Language Education in Egypt’ (XCELING).

A coordenadora do projeto na UC, Cristina Martins, explica que esta parceria promove o intercâmbio de metodologias de trabalho no “ensino de línguas não maternas” entre docentes portugueses e egípcios.

Esta iniciativa é valorizada pela Comissão Europeia, instituição patrona do projeto. “No caso da UC, existe um interesse suplementar”, explica Cristina Martins, em receber o XCELING, dado que o idioma “português não é lecionado em universidades egípcias”.

A Universidade de Salamanca, que tutela o projeto, a Universidade de Dublin e Universidade de Bolonha são os outros estabelecimentos de ensino superior envolvidos neste roteiro de conhecimento e formação. De forma a aprofundar as relações entre as várias instituições, esta atividade promove a mobilidade dos docentes entre universidades. Em abril de 2019, a UC vai enviar quatro professores à Universidade do Cairo com o objetivo de realizarem a sua formação no Egito.

Para além das deslocações internacionais dos docentes, uma aplicação multilingue vai ser desenvolvida para auxiliar no contacto com as populações refugiadas. A aplicação vai estar disponível em sete idiomas, incluindo o árabe. Na perspetiva da coordenadora do projeto em Coimbra, este aplicativo vai ser um “excelente instrumento para qualquer pessoa que se queira inteirar do básico de um destes idiomas”.

Cristina Martins revela que existe o objetivo de criar institutos de aprendizagens de línguas modernizados, assim como “um arquivo digital com os registos de todas as atividades do XCELING”.

Esta terça-feira, dia 19 de março, ocorreu na Faculdade de Letras da UC a primeira sessão de formação. “Português e Espanhol: uma abordagem contrastiva” foi o tema eleito e lecionado pela docente Patrícia Rossi.

To Top