Desporto

Olivais FC soma terceira Taça de Portugal

Fotografia gentilmente cedida por Eugénio Rodrigues

Equipa conimbricense concentrada em manter o primeiro lugar e chegar aos ‘playoffs’ da Liga Feminina. Trabalho e sacrifício vistos como pilares para a glória. Por Sofia Gonçalves

O Olivais FC, atual líder da Liga Feminina, venceu a Taça de Portugal de Basquetebol, numa ‘final four’ disputada a 2 e 3 de março, no Pavilhão Manique-Salesianos, em Cascais. Com esta vitória, o clube conquista o terceiro troféu no seu palmarés.

Na qualificação à meia-final da competição, a capitã de equipa, Inês Viana, confessou que o emblema do Olivais construiu “uma equipa pronta para ganhar”. Afirmou não existir “nenhuma magia” e retificou o esforço diário na “formação de uma boa equipa” como o mote para vencer.

A formação do ‘coach’ Eugénio Rodrigues conseguiu apurar-se para a final, após vencer o Quinta dos Lombos por 66-51, num jogo que, segundo Inês Viana, foi “muito complicado”. Sem “grande pressão”, o técnico revelou a importância de “pensar jogo a jogo” para atingir o objetivo. Dado que a taça é uma “competição muito particular”, a “impossibilidade de recuperar a equipa” tornou-se a maior dificuldade na fase final, denota.

Na última disputa, a formação dos Olivais defrontou a do Vitória SC. O jogo terminou com a vitória da equipa conimbricense, por 49-40. Entre as comandadas de Eugénio Rodrigues, Norianna Haynes foi a figura de destaque, com 20 pontos e nove ressaltos. Para o ‘coach’, a vitória foi “justíssima”, uma vez que as jogadoras “trabalharam imenso para conquistar o troféu”.

Com um dos objetivos cumpridos, o treinador realça a forma como a equipa quer “ir o mais longe possível”. Explica que o esforço passa por “obter a melhor classificação na fase regular”, de modo a que tenham o “fator casa” para os ‘playoffs’. “Ter esse objetivo na mão é importante, porque os ‘playoffs’ contêm muitas variáveis para além do nosso trabalho”, relembra.

Inês Viana recorda a sensação de ter a taça nas suas mãos e reforça a ideia de “lutar até ao fim” sem parar de pensar em “vencer o campeonato”. Agradece às companheiras de equipa, bem como a todas as pessoas que a “incentivaram a trabalhar e a melhorar”.

Sem esquecer os adeptos, Eugénio Rodrigues dedica a conquista do troféu “ao clube e às gentes dos Olivais”. Sente-se gratificado por “vivenciar a paixão que as pessoas nutrem pelo basket”.

Atualmente, o Olivais FC ocupa a primeira posição da tabela classificativa na Liga Feminina, com 35 pontos. De olhos postos no futuro, o treinador confessa que só é possível “continuar no topo” do campeonato, com base num “trabalho sério e com grandes níveis de sacrifício”.

To Top