All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

III (in)ForMA-T debate a importância da matemática em outras áreas

Inês Nepomuceno

Ciclo de palestras possibilita aos estudantes da licenciatura esclarecer dúvidas sobre mestrados e saídas profissionais. O insucesso dos alunos do Ensino Secundário na disciplina é um dos temas debatidos. Por Maria Luísa Calado e Mariana Rosa

A terceira edição do “(in)ForMA-T” está a decorrer desde o início da tarde desta quarta-feira, dia 20, e acontece até ao final da tarde de dia 21. O Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica de Coimbra (NEMAT/AAC) é o responsável pela organização do evento, que toma lugar na Sala 17 de abril do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Segundo o presidente do NEMAT/AAC, Augusto Fernandes, o principal objetivo da iniciativa prende-se por “manter os estudantes informados”. No evento, os discentes da Licenciatura em Matemática podem “tirar todas as dúvidas em vez de irem ao gabinete do professor”. Existe ainda a oportunidade de “discutir as partes positivas e negativas dos diferentes mestrados junto dos vários coordenadores”, explica. Os alunos do segundo ano têm a possibilidade de ficarem esclarecidos acerca das cadeiras opcionais e das saídas profissionais, afirma ainda o presidente do núcleo.

O ciclo de palestras desenvolve-se nos mesmos moldes dos anos anteriores. Para além da “Feira de Mestrados” e da “Sessão de Esclarecimentos das Opcionais de 3º ano”, esta edição tem como novidade um ‘workshop’ sobre o LaTex, um sistema de preparação de documentos muito utilizado pelos matemáticos. A aula vai ser dada pelo professor Pedro Quaresma pelas 16h30 de quinta-feira.

Augusto Fernandes esclarece que o público alvo abrange os estudantes da licenciatura mas não só. A palestra de hoje, “Era uma vez… a vida (e a Matemática)”, é “importante para os alunos de Medicina perceberem como é que os matemáticos resolvem os problemas do dia a dia”. Também o ‘workshop’ LaTex é de “extrema importância para os alunos de Física que também utilizam o programa”, clarifica.

“O sucesso e o insucesso dos alunos de matemática em Portugal” vai ser um dos temas debatidos na sessão de amanhã. A palestra tem como objetivo perceber o porquê dos maus resultados nas provas de matemática do Ensino Secundário.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top