All for Joomla All for Webmasters
Cultura

“Caminhos” iniciam-se hoje

Valentina Caetano

Concerto inclui trechos da banda sonora de ‘Star Trek’. Daniel Chichorro explica que “uma obra musical já é por si um caminho”. Por Nino Cirenza

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (UC) inaugura a 21ª Semana Cultural da UC. O concerto “Velhos e Novos Caminhos” sobe hoje aos palcos do TAGV, às 21h30. O espetáculo junta uma mistura conhecida do repertório sinfónico a peças novas. Conta com duas peças nunca executadas do compositor português Francisco Lacerda que foram descobertas pelo maestro da Orquestra Académica da UC, André Granjo.

“Cordas, violino, violoncelo, contrabaixo, madeira, metais e percurssão” são estes os instrumentos que constituem uma orquestra, explica o coordenador geral da comissão organizadora da Orquestra Académica da UC, Daniel Chichorro. São, por isso, também presença obrigatória nos concertos do grupo. Este “é essencialmente constituído por estudantes da UC e do Politécnico de Coimbra, mas não se limita a pessoas do Ensino Superior”, elucida Daniel Chichorro. “A orquestra também inclui pessoas do ensino secundário e antigos estudantes”, acrescenta.

Também vão ser apresentados andamentos da Sinfonia Fantástica de Hector Berlioz e da Sinfonia do Novo Mundo de Antonin Dvorak, obra que, de acordo com Daniel Chichorro, “retrata o caminho que se fez aquando da descoberta do continente americano”, além de trechos da banda sonora de ‘Star Trek’ (em português: O Caminho das Estrelas). A orquestra conquista assim “uma alusão um bocadinho mais direta ao tema da Semana Cultural: Caminhos”, afirma Daniel Chicorro.

O coordenador geral da Orquestra Académica da UC explica que o concerto se aproxima do tema da Semana Cultural não só pelo repertório, “mas também pela escolha de um maestro convidado”. Faz assim referência a Tiago Oliveira, maestro que vai reger a parte principal do concerto. “É um novo caminho que se está a seguir”, anuncia Daniel Chichorro. Este cita um trecho da sinopse do concerto: “uma obra musical já é por si um caminho”.

Os ingressos custam dez euros, mas o bilhete dos alunos da UC fica-se pelos cinco euros.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top