Ensino Superior

Biosummit: um projeto de “Inovação e Empreendedorismo”

Rafaela Chambel

Evento estende-se em três dias de palestras, visitas e ‘workshops’. Estimular o potencial dos estudantes é a ideia-chave. Por Rafaela Chambel

De 29 a 31 de março, os Núcleos de Estudantes de Bioquímica e Biologia trazem o Biosummit à Universidade de Coimbra (UC). Bernardo Oliveira e João Robalo são os embaixadores do evento, cujo objetivo é incitar o espírito empreendedor no seio da comunidade académica.

João Robalo explica que o evento “surge no âmbito do projeto Académica Start UC, que envolve os 26 núcleos, que partilha o objetivo de levar a inovação e o empreendorismo aos estudantes.” No caso do Biosummit, o foco recai mais numa vertente das ciências da vida, salienta. Bernardo Oliveira considera o projeto “uma boa oportunidade para os participantes despertarem o bichinho do empreendedorismo”.

O Biosummit move-se entre o Departamento de Ciências da Vida e o Instituto Pedro Nunes e conta com vozes como Diogo Bhovan, Jorge Figueira e Alexandra Mendes. Os embaixadores reconhecem o potencial dos estudantes e concordam em “incentivá-los a desenvolverem projetos e a delinearem o percurso da sua criação”. Para isso, confiam na experiência dos oradores.

Financiado pelo Santander, o evento é grátis para os estudantes e “aberto a toda a comunidade académica”, afirma Bernardo Oliveira. As inscrições abriram esta semana e já contam com metade das vagas ocupadas. João Robalo acrescenta que “o ‘feedback’ tem sido positivo”. Ainda assim, “muitos estudantes afirmam não poder participar por ser a um fim de semana e quererem ir a casa”.

Com os olhos virados para o futuro, cruzam-se na opinião de que seria interessante repetir o evento nos próximos anos. Bernardo Oliveira acrescenta que, “dependendo dos próximos embaixadores, o evento tem bastante margem de progressão”.

To Top