Cidade

APPACDM levanta hipótese de cidades mais acessíveis

Fotografia gentilmente cedida pela APPACDM

Colóquio centra-se na discussão em torno de arquitetura inclusiva. Evento pretende criar noção de que as pessoas devem desfrutar da sua cidade. Por André Crujo

“INCLUCITY” é o nome do colóquio que vem no seguimento das atividades organizadas pelo 30º aniversário do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ). A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que celebra o seu 50º aniversário este ano, propôs o evento ao departamento que terá lugar no dia 9 de abril, com início pelas 9h30. Desta forma, os utentes da APPACDM têm uma oportunidade para expressar as suas dificuldades.

É um equívoco comum pensar que a acessibilidade apenas se faz a partir da “construção de rampas”, explica a presidente da APPACDM de Coimbra, Helena Albuquerque, em conferência de imprensa. Desta forma, a associação da regente organizou a palestra com o intuito de lançar alguma luz sobre o assunto. “O caráter de espaço público deve chegar a todos os cidadãos”, assegura o diretor do DARQ, José António Bandeirinha. Este insiste na ideia de que há pessoas que não fruem dos espaços e que estes vão além da sua funcionalidade, pelo que devem constituir um ambiente acessível a todos.

A palestra vai servir para transmitir os testemunhos de pessoas que sentem dificuldades no acesso ao seu ambiente. “O que gostariam de ver na cidade?” é a pergunta que o diretor do DARQ quer ver respondida pelos utentes da APPACDM durante a palestra. Criar a noção de que as pessoas devem desfrutar da sua cidade é um dos temas que o evento ambiciona discutir. “É possível construir espaços para todos”, assevera Helena Albuquerque.

O programa da iniciativa conta com a apresentação de obras e algumas palestras que visam fomentar a reflexão acerca dos assuntos apresentados. Também vai ser possibilitada uma sessão para colocar questões aos palestrantes. Para terminar, uma sessão de mesa redonda em que vários intervenientes vão apresentar e discutir ideias em torno da arquitetura inclusiva.

To Top