Ciência & Tecnologia

A ciência desfila no Carnaval do Exploratório

Fotografia gentilmente cedida pelo Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Instituição apresenta atividades científicas para as férias. Programação durante pausas letivas proporciona lazer e aprendizagem no tempo livre das crianças. Por Gabriel Rezende

As crianças de Coimbra podem desfrutar a pausa letiva do Carnaval com ciência. A iniciativa do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, “A Ciência não vai de Férias… de Carnaval!”, oferece jogos, experiências, histórias e sessões de filmes aos mais pequenos. As sessões decorrem de 4 a 6 de março e giram à volta da exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”, em exibição desde fevereiro.

Catarina Reis, diretora do Exploratório, afirma que a escolha do tema destas férias surge a partir da exposição “Mechane”. “Achou-se que se devia tirar partido desta mostra temporária que vai estar aqui por pouco tempo”, sublinhou Catarina Reis. A exposição encontra-se repartida entre o PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó e o Exploratório.

“É a primeira vez que esta exposição está repartida”, afirma Catarina Reis. A diretora do Exploratório explica que, por conter máquinas de construção da época romana, “fazia todo o sentido que algumas das peças fossem expostas no PO.RO.S”. Esta garante ainda que o Exploratório mantém estas relações de proximidade, tendo bilhetes conjuntos com outras instituições da região de Coimbra.

A diretora declara que a iniciativa existe há de mais dez anos e “tem o intuito de ocupar as férias escolares das crianças”, período em que alguns pais não têm férias. Catarina Reis reitera que o Exploratório oferece programas “para que as crianças desfrutem de atividades de exploração de diferentes áreas das ciências”.

A diretora do Exploratório afirma ainda que a instituição tenta criar uma programação diversa também durante as pausas de Páscoa, Verão e Natal. “O Exploratório tem feito um grande esforço para criar uma oferta diversificada, não só para as crianças, mas também para as famílias”, garante.

Catarina Reis revela que ainda há vagas para o terceiro dia. A iniciativa decorre pela manhã, das 9 às 13 horas, e pela tarde, das 14 às 18 horas, com atividades distintas.

To Top