All for Joomla All for Webmasters
Desporto

‘Sevens’ a caminho da cidade berço

Fotografia gentilmente cedida pela Secção de Rugby da AAC

Equipa de rugby apurada para a fase nacional da competição. Treinador e atletas confiantes. Por Mariana Nogueira

A equipa universitária de ‘Sevens’ de rugby venceu a quarta jornada concentrada dos campeonatos universitários e está, assim, apurada para a fase nacional. Guimarães vai ser o palco da competição, organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Os campeonatos universitários desta modalidade funcionam em três fases: a regional, a nacional e a europeia. Este ano foi de notar uma mudança no panorama tradicional dado que houve duas jornadas no mesmo dia, o que corresponde a um total de oito jogos. António Salgueiro, treinador da equipa, afirma que este foi um ponto fraco da organização, dado o dobro dos jogos que fizeram. Conta que “o cansaço gerou alguns problemas”.

Apesar da fadiga, a equipa da Académica teve, segundo o capitão da equipa, João Aguiar, a merecida vitória. Realça que o espírito da equipa é de vencedores, e explica que o facto de terem ido vários atletas “permitiu fazer alterações durante o torneio, o que ajuda na recuperação entre os jogos”. O treinador esclarece que este número alargado nos últimos anos se deve à seleção de jogadores “da universidade e não só da Académica”.

As maiores dificuldades esperadas nesta fase da competição são os dois dias seguidos de torneio, a fase de apuramento e a de finais. Tanto o treinador como o capitão da equipa estão conscientes de que “o nível vai aumentar”, alerta João Aguiar. Como estratégia de preparação para o desafio nacional, a equipa vai apostar nos “treinos regulares”, como declara o treinador, explicando que “não se treina tanto a parte física, mas mais os aspetos táticos em si”.

Para João Aguiar, o objetivo é “chegar aos campeonatos europeus”. O técnico está confiante e admite que “existem capacidades para mais uma vitória”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top