All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Sessão sobre divulgação científica no Exploratório – Ciência Viva

Beatriz Furtado

‘Brainstorming’ usado como forma de discussão de novos projetos. Comunicar ciência através da exposição e ilustração. Por Beatriz Furtado e Frederico Magueta

Sob o mote “Caminhar, ver, conhecer”, decorreu hoje, dia 25 de fevereiro, no Exploratório – Ciência Viva, um ‘workshop’ sobre a exposição e a ilustração na divulgação científica. Integrada no ciclo ‘BackStage Science’, a sessão contou com David Pérez e Ana Yedros, especialistas europeus em ‘design’ de exposições e artes plásticas, respetivamente.

A atividade teve como principal objetivo analisar as diferentes estratégias de divulgar ciência através de exposições. Com base no processo criativo e experiência profissional dos convidados, o ‘workshop’ teve como público-alvo ‘designers’ e divulgadores de ciência com interesse nestas áreas.

Na parte da manhã, mais teórica, abordou-se a exposição e a ilustração como formas de disseminação de ciência. O diretor do Exploratório, Paulo Trincão, explicou que a primeira parte do dia se baseou em “perceber como se organiza uma exposição, se define os conteúdos da mesma e se escolhe o público”.

Na vertente prática do dia, os participantes basearam-se em projetos reais para aplicar os conceitos teóricos, como o projeto de uma cafetaria para o Exploratório. “É importante discutir os pormenores de cada projeto com base na ciência, tendo em conta que se trata de um centro científico”, esclarece Paulo Trincão. “O ‘brainstorming’ como forma de discussão ajuda a moldar a maneira de pensar das pessoas”, termina.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top