All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Novo gel permite recuperar ecossistemas afetados por derrames petrolíferos

Mariana Rosa

FCTUC produz gel que atua na remoção do petróleo. Constituído por produtos naturais, demonstra-se eficaz na preservação e requalificação do meio ambiente. Por Rafaela Chambel e Mariana Rosa

Uma equipa do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um conjunto de géis com uma elevada capacidade de reparação de ecossistemas contaminados por compostos provenientes do petróleo (hidrocarbonetos).  A investigação foi conduzida por Cesar Cavalcante Filho, no âmbito do doutoramento em Química, com especialização em Química Macromolecular.

Segundo Cesar Cavalcante Filho, “os hidrocarbonetos de petróleo podem ter efeitos adversos no ecossistema, bem como na saúde humana ao nível da respiração e do sistema nervoso central, por exemplo”. Assim, surge a necessidade de “procurar uma solução inovadora e de baixo custo, em alternativa aos métodos atualmente utilizados”, explica.

Os géis são desenvolvidos através de constituintes naturais como o quitosano, retirado da carapaça de crustáceos, e a pectina, obtida através da casca de algumas frutas, como a maçã. De acordo com o investigador,  na produção do gel são gerados espaços e ligações químicas que facilitam o processo de remoção do petróleo. Estes atuam ao capturar os hidrocarbonetos após, por exemplo, um derrame da substância no mar.

Cesar Cavalcante Filho afirma que os resultados obtidos até à data são positivos. O grupo de investigação na UC está a testar alguns dos géis desenvolvidos para a remoção de outros poluentes para além dos hidrocarbonetos. No entanto, algumas questões ainda estão a ser consideradas, de modo a que o produto chegue ao mercado.

A investigação contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, através do Programa Ciência sem Fronteiras, e pelo Centro de Química da Universidade de Coimbra.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top