All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Novo ‘data center’ e supercomputador Navigator inaugurados pela UC

UC/Milene Santos

O nível de climatização, energia e a segurança das instalações são algumas das melhorias tecnológicas . Este investimento vai beneficiar toda a comunidade universitária. Por Maria Monteiro

Esta manhã o novo ‘data center’ e supercomputador Navigator foram apresentados nos  departamentos de Física e Química da Universidade de Coimbra (UC).  Estas melhorias foram o resultado de um investimento acumulado e subsidiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Programa Operacional Regional do Centro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a UC.

A modernização do espaço do centro de dados foi empreendida, segundo o diretor do Serviço Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da UC, Jorge China, no sentido de o “adequar às novas exigências em termos de dimensão e tecnologia, mas também melhorar as condições de segurança”.  Por sua vez, estas melhorias  propiciaram condições para acolher o Navigator, o novo supercomputador da UC.

Apesar de ser um importante avanço para o trabalho de investigadores das áreas das ciências, “a Universidade no seu todo vai beneficiar do centro”, afirma Jorge China. “Este é o centro de dados da UC que tem albergado todos os sistemas centrais que suportam as atividades da universidade”, completa o diretor. Acrescenta que todas as faculdades, grupos de investigadores e unidades orgânicas da comunidade universitária vão ser favorecidas.

No mesmo espaço foi também instalado o novo supercomputador Navigator, integrado na rede internacional PRACE (Partnership for Advanced Computing on Europe). Para além de beneficiar áreas que exigem o processamento de um grande volume de dados, como a física, a química, engenharia e a biologia, favorece também as que precisam uma grande capacidade de cálculo. Segundo o coordenador do Laboratório de Computação Avançada da UC, Pedro Vieira Alberto, o computador permite a Portugal “ser representante no PRACE e trazer conhecimento tecnológico de vários países europeus mais avançados  para cá”.

Com estes investimentos, Jorge China acredita que a UC está preparada “para os tempos vindouros”. “Apesar de ser tudo pensado nos benefícios que trariam para os tempos atuais, ainda há espaço para crescer”, acrescenta o coordenador.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top