All for Joomla All for Webmasters
Cidade

JUNTAr esforços para ajudar famílias carenciadas

Fotografia gentilmente cedida pela União de Freguesias de Coimbra

UFC e ISEC celebram protocolo para reparação de eletrodomésticos inutilizados. Objetivo é dar uma nova vida a utensílios que de outra forma acabariam no lixo. Por Vasco Borges 

A União de Freguesias de Coimbra (UFC) e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vão se associar para facilitar o acesso de famílias carenciadas a eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos. O protocolo que dá início ao programa JUNTAr foi assinado esta manhã no novo Centro Técnico e Tecnológico do ISEC, inaugurado durante a cerimónia.

O projeto foca-se na recolha e reparação de eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos, para que possam ser doados a famílias ou instituições necessitadas. Teresa Arsénio, coordenadora do programa, explica que os utensílios podem ser entregues na Junta de Freguesia, ou em instituições com as quais tem parceria. Dentro destas últimas conta-se a presença do Hospital da Luz de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Os eletrodomésticos de maior dimensão serão recolhidos ao domicílio.

O JUNTAr teve início com a aprovação da candidatura feita pela UFC ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente. A coordenadora conta que a ideia surgiu das necessidades que a UFC já tinha identificado através dos seus serviços sociais. “Foram já detetados vários agregados familiares com carência deste tipo de bens e daí surgiu a candidatura ao Fundo”, explica Teresa Arsénio.

A reparação será feita por professores e alunos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEC. O presidente do instituto, António Mário Velindro, destaca a relação entre o cariz ambiental e solidário que o projeto promove. “O programa está ligado à economia circular e permite diminuir os resíduos e promover a reutilização dos produtos”, realça.

Nos próximos tempos vão ser promovidas várias campanhas de sensibilização da população residente em Coimbra. O programa pretende, para este efeito, apostar nas camadas mais jovens, desde o jardim-escola à universidade”, afirma Teresa Arsénio. “Também as empresas e instituições associadas ao projeto estão a desenvolver iniciativas de promoção junto do seu público-alvo”, acrescenta.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top