All for Joomla All for Webmasters
Cidade

‘Hemispherium’ Viajante proporciona novas experiências às crianças do pediátrico de Coimbra

Arquivo

Colaboração entre Exploratório de Coimbra e Hospital Pediátrico leva o cinema às crianças. Diversão e conhecimento aliados em sessões de 360 graus. Por Maria Luísa Calado e Maria Salvador

O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HPCHUC) vai ser transformado em sala de cinema no próximo dia 13 de fevereiro. Em parceria com o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra e do seu ‘Hemispherium’ Viajante, as crianças internadas ou em consulta vão ter a possibilidade de assistir a filmes em 360 graus.

A tecnologia ‘Hemispherium’ Viajante, consiste num projetor em forma de semicírculo, passível de ser transportado. Esta nova aposta, permite que filmes, “até ao momento só disponíveis no exploratório, possam ser visualizados em qualquer lugar”, explica o diretor do Exploratório Centro de Ciência Viva de Coimbra, Paulo Trincão. Assim, “é possível levar ao público uma experiência de cinema diferente”, acrescenta.

Esta iniciativa, que se integra na colaboração existente entre as duas instituições, tem como objetivo proporcionar às crianças em contexto hospitalar “algumas horas de diversão, de forma a tornar a sua estadia mais agradável”, refere o diretor do exploratório. Esta é uma finalidade que se alia com a principal função da instituição, aproximar a ciência das crianças. Deste modo, vai ser possível que “não percam o contacto com as matérias de aprendizagem e educação”.

Segundo Paulo Trincão, o exploratório tem filmes para todas as idades. Existem na sua biblioteca obras como “A Menina que Anda ao Contrário”, destinado a crianças até aos 6 anos de idade, mas também películas para adultos e bebés. Sendo esta uma ação realizada em parceria com o HPCHUC, os filmes apresentados vão ser direcionados a crianças e jovens.

O evento conta com o contributo da associação ‘Les Amis du Plateau’. Esta associação, de mecenas, apoia o Hospital Pediátrico e, em conjunto com o Exploratório de Coimbra, vai financiar a iniciativa.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top