Desporto

Futsal feminino da AAC a caminho de Guimarães

Fotografia gentilmente cedida por Sónia Ferreira

Coimbra assegura lugar na final dos Campeonatos Nacionais Universitários. Treinadora elogia prestação da equipa e aponta para o pódio. Por Maria Luísa Calado

Acabou esta semana a Jornada Concentrada de Futsal Feminino para o acesso aos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). A Associação Académica de Coimbra (AAC)  foi apurada em terceiro lugar com nove pontos. A equipa conquistou três vitórias e um número equivalente de derrotas.

O primeiro lugar pertence à Associação Académica da Universidade de Évora, ao ter vencido os seis jogos que disputou com somente um golo sofrido. Terminou com 18 pontos e uma diferença de apenas três em relação ao segundo lugar da tabela, que pertence à Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Igualmente com nove pontos, a ocupar o último lugar, está o Instituto Politécnico de Leiria.

Das equipas afastadas do apuramento ficou a Associação Académica da Universidade do Minho que detém o atual título de campeã universitária. Também o Instituto Politécnico de Santarém e a Associação Académica da Universidade da Beira Interior não conseguiram passar às fases finais.

Futsal Feminino da Académica nos Jogos Europeus Universitários (Fotografia: Hugo Guímaro)

A treinadora de futsal feminino da AAC, Sónia Ferreira, está satisfeita com a prestação da equipa ao longo das jornadas de apuramento. “A equipa preparou-se muito bem”. A mesma reforça que “a oposição é muito forte mas o objetivo é chegar ao pódio”. O ano passado  acabaram em terceiro lugar e este ano querem voltar a repetir o feito.

“Aqui na Académica aparecem jogadoras entre os 17 e os 18 anos, que nunca praticaram o desporto”, afirma João Soares, coordenador técnico da pró-secção de futsal. Considera que é uma das lacunas que precisam de alterar. João Soares explica que “noutros distritos as raparigas começam a jogar com 10 e 11 anos, logo em equipas femininas de competição. Quando chegam à idade sénior, estão muito melhor preparadas”.

Para finalizar, a treinadora relembra que, até ao campeonato nacional em Guimarães, a equipa ainda “tem tempo para se preparar e continuar a treinar”.

To Top