All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Estudantes de medicina batem porta-a-porta em Viseu

Fotografia gentilmente cedida pelo NEM/AAC

Projeto permite fazer diagnóstico a população privada de cuidados de saúde. Suporte básico de vida faz parte da formação à faixa etária mais jovem. Por Diana Ramos

O “Med on Tour: Cuidar (o) próximo” é uma atividade que promove a saúde pública através de rastreios cardiovasculares e de aconselhamento médico. A campanha de intervenção realiza-se na comunidade de Viseu durante os dias 8, 9 e 10 de fevereiro e parte da iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC).

Com a litoralização dos serviços médicos, as localidades do interior apresentam uma carência no que concerne ao acesso de cuidados básicos de saúde. Assim, o conceito de medicina porta-a-porta, surgiu pela necessidade das regiões abrangidas se situarem a distâncias significativas do seu centro hospitalar. Para além desta vertente, o projeto permite também aos estudantes entrar em contacto e interagir com idosos.

A medicina porta-a-porta “é um pouco personalizada”, explica o presidente do NEM/AAC, José Borges. Não só as pessoas se sentem em casa, como a análise do domicílio dos pacientes pode evidenciar razões associadas ao estado de saúde dos mesmos. Este tipo de auxílio possibilita, por exemplo, observar as condições sanitárias da habitação e saber a medicação do doente.

Para José Borges, “a empatia é a chave do diagnóstico”. Revela-se também uma mais-valia neste procedimento, já que o mesmo refere que ainda existe uma certa pressão associada à bata branca e ao contexto hospitalar. “A medicina em si passa mais pela prevenção do que pelo tratamento e prognóstico”, defende o aluno do quarto ano de mestrado integrado em medicina.

Fotografia gentilmente cedida pelo NEM/AAC

“A brincar, a brincar” é também uma atividade promovida por este projeto. O objetivo é ensinar o suporte básico de vida às crianças do quarto ano de escolaridade. Para além de poderem vir a prevenir patologias que são prevalentes na sociedade portuguesa, esta iniciativa concede aos estudantes de medicina ter, desde cedo, contacto com o ensino prático.

A atividade é reservada aos estudantes de medicina. O “Med on Tour” faculta a deslocação dos voluntários da Universidade de Coimbra a diferentes localidades, para a realização de diferentes temáticas alusivas à promoção da saúde pública.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top