Cultura

Casa das Caldeiras volta a ficar “obscura” para mais uma Sessão de Carvão

Fotografia gentilmente cedida por Sérgio Dias Branco

Novo formato para noites de cinema em Coimbra. Nomes relacionados com a cinematografia convidados a mostrar os seus trabalhos. Por Frederico Magueta e Carolina de Oliveira

Estão de regresso ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) as Sessões de Carvão. Sérgio Dias Branco, o organizador, afirma que a iniciativa pretende “trazer a Coimbra filmes e documentários que são exibidos apenas em Lisboa e no Porto”. Estas sessões decorrem todos os meses na Casa das Caldeiras, junto ao TAGV.

As Sessões de Carvão tiveram início em 2012. O modelo utilizado sofreu alterações ao longo do tempo e estreia esta semana um novo formato com debate após a visualização do filme/documentário. Este segundo momento da apresentação conta com a presença de um convidado que esteve envolvido na concretização do projeto. É dada, ao mesmo, a oportunidade de comentar a exibição.

Sérgio Dias Branco refere que este projeto “dá a oportunidade a pessoas relevantes no mundo do cinema de mostrar o seu trabalho em Coimbra”. O organizador do evento explica que o critério para seleção dos projetos transmitidos diz respeito aos convidados, que são escolhidos com base no seu trabalho na cinematografia.

“Luz Obscura”, o documentário emitido na próxima quarta-feira, dia 20, retrata a forma como o sistema político autoritário em Portugal afetou a vida familiar dos cidadãos. O projeto, desenvolvido pela convidada desta sessão, a professora Susana de Sousa Dias, tem como base fotografias de cadastro de presos políticos pela PIDE.

As próximas edições estão marcadas para os dias 13 de março e 17 de abril. Contam com a presença de Paulo Cunha, professor de cinema da Universidade da Beira Interior, e Salomé Lamas, cineasta e aluna do Doutoramento em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, respetivamente.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top