All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Caça à beata por Coimbra

Arquivo

Grupo Ecológico da AAC pretende reduzir impacto do item mais descartado do mundo. Um dos objetivos é chocar os estudantes com a quantidade de beatas encontradas. Por Beatriz Furtado e Patrícia Silva

Quanto tempo demora uma beata a decompor-se? O Grupo Ecológico da Associação Académica de Coimbra (GE/AAC) vai estar, esta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a apanhar beatas e espera incentivar os estudantes a juntarem-se a eles. A iniciativa intitulada de “UC Sem Filtros” tem como ponto de encontro o cimo das escadas monumentais às 14h30.

“No passado, o grupo focou-se mais em atividades de sensibilização para o descarte de beatas, agora optámos por algo mais prático”, conta a presidente do GE/AAC, Raquel Barbosa. No ano transato disponibilizaram no recinto da Queima das Fitas o ‘biatakí’, um cinzeiro portátil ecológico e reutilizável. “Cada vez que o esvaziavam recebiam uma senha para um fino” explica a presidente.

O GE/AAC pretende “pôr as mãos na massa” e passar à ação. Raquel Barbosa afirma que “o impacto das beatas é considerável, contêm microplásticos e demoram cerca de 12 anos a decompor”. Acrescenta ainda que apesar de o contacto direto com o mar não ser estabelecido, é lá que as beatas acabam.

Quando questionada sobre a consciência dos estudantes sobre o problema, a presidente do grupo da academia confessa que, “apesar de já estarem mais informados, o ato de deitar a beata para o chão é tão normal como lavar os dentes”. A dirigente constata que “mesmo com um caixote do lixo ao lado é mais simples manter o hábito”.

Com a escolha de um local muito frequentado por estudantes, Raquel Barbosa espera que “estes tirem 5 ou 10 minutos para ajudar”. O GE/AAC planeia repetir esta atividade na Semana Verde em março e talvez uma vez por mês. “É pretendido ver o impacto ao longo do tempo na quantidade de beatas que se podem encontrar em Coimbra” e contribuir para a redução do item mais descartado do mundo.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top