Cultura

30 anos d’As FANS celebrados no XIV “Tunalidades”

Ana Rita Teles

Evento vai contar com a presença das vencedoras dos últimos quatro festivais. Ao contrário de anos anteriores, fevereiro é o mês escolhido para a edição de 2019. Por Vasco Borges

As FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra organizam, nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, a 14ª edição do “Tunalidades – Festival de Tunas Femininas”. As atuações têm lugar no auditório Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a “noite de serenatas” no Café Santa Cruz, na Praça 8 de Maio.

O festival, que nos últimos anos tem decorrido em abril, foi este ano antecipado para fevereiro, mês da comemoração do 30º aniversário d’As FANS. Priscila Martins, membro da comissão organizadora do Tunalidades, explica que houve a preocupação em “convidar tunas que estão de alguma forma ligadas à história d’As FANS”.

Fundadas em 1989, correspondem à tuna feminina mais antiga da cidade de Coimbra. Ana Cristina Domingues, conhecida no meio por “Carrucha”, esteve presente nos primeiros anos. “No início, era um grupo de cinco ou seis miúdas ligado à Académica, que se reunia numa sede nos Arcos do Jardim”. Mesmo com um número escasso de elementos, Ana Cristina Domingues garante que “as primeiras atuações, mesmo sendo muito simples, acabaram por correr bem e que o impacto foi bastante positivo”.

Apesar de já não atuar com a tuna, “Carrucha” mantém-se próxima das suas atividades e enaltece que “o espírito de união dos primeiros anos prevalece”. Para além disso, salienta a utilização de músicas originais e a crescente preocupação com as melhorias na performance vocal e instrumental d’As FANS. Em contrapartida, não deixa de realçar a perda de ligação com a Académica como “fruto dos tempos atuais”.

No concurso vão estar presentes as vencedoras das últimas quatro edições. Desse modo, o festival conta com a participação da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico, da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto, da Tuna Feminina de Ciências do Porto e da Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra

Os dois dias de festival vão também contar com a participação do MAIO – Grupo de Fado de Coimbra e de tunas convidadas: a FAN-Farra Académica de Coimbra, a Estudantina Universitária de Coimbra e as Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra. A última atuação da noite vai estar a cargo d’As FANS. Para além do festival, serão ainda promovidos convívios abertos ao público, com lugar nos Jardins da Associação Académica de Coimbra e na Cantina dos Grelhados.

To Top