All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Grupo de Veteranos pretende destituir dux veteranorum

Arquivo

Reunião vai decorrer na primeira semana de aulas. São necessários 112 veteranos presentes para decisão ter efeito. Por Luís Almeida

Um grupo de veteranos denominado “Conjurados XXI” anunciou esta noite a intenção de destituir o atual dux veteranorum, João Luís Jesus. O comunicado, que vem assinado por Matias Correia, ex-secretário do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra (UC) – Magnum Consilium Veteranirum (MCV) e aluno de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), refere que, neste momento, o órgão que vigia a tradição e a praxe académica é “irrelevante” e “ausente”.

Esta situação de irrelevância, de acordo com o comunicado, é responsabilidade do atual dux veteranorum, que consideram um “líder desinteressado”. Acrescentam que o mesmo “deixa deveres por cumprir” e que, ao longo dos anos, “acumulou matrículas e não conhecimento”. Afirmam ainda que a sua intervenção passa apenas pela Queima das Fitas. Revelaram também que impuseram um ultimato a João Luís Jesus para este se demitir, que o dux veteranorum recusou.

Em entrevista ao Jornal A Cabra, Matias Correia explicou que o nome deste grupo é inspirado nos que fizeram a revolução de 1 de dezembro 1640 e em outro que organizou a Tomada da Bastilha. O estudante da FCTUC considera esta reunião de destituição “um momento histórico na academia”.

De acordo com o Código da Praxe da UC, para se destituir um dux veteranorum é necessário estarem presentes na reunião de destituição um número igual ou superior de veteranos aos que estavam naquela em que foi eleito. Matias Correia aponta que, dada esta condição, vão ser necessários 112 veteranos e a maioria entre estes para que a destituição tenha efeito. Quanto a isto, mostra-se positivo. Indica que o grupo “Conjurados XXI” está a fazer um esforço para mobilizar a academia.

Por fim, o aluno de doutoramento confirmou que se vai candidatar ao cargo de representante máximo da praxe. Sem data fixada, revela que a reunião de destituição vai decorrer na primeira semana de aulas do segundo semestre.

João Luís Jesus encontra-se no cargo há 19 anos. Até ao momento, não foi possível obter declarações do atual dux veteranorum.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top