All for Joomla All for Webmasters
Cultura

‘Showcases’ exibem artistas emergentes em Coimbra

Raquel Bem

Baixa da cidade recebe a primeira edição do evento. Ciclo de concertos acontece nos dois sábados que antecedem o Natal em lojas temporariamente encerradas. Por Raquel Bem

Nos dias 15 e 22 de dezembro, o “Emergentes” traz à Baixa de Coimbra cinco projetos de artistas da cidade. Este ciclo de concertos, que nasce de uma parceria entre a Blue House e a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), insere-se na programação do ‘Natal na Baixa’.

Composto por oito mini-concertos, o “Emergentes” “quer trazer para o local projetos musicais da cidade que estejam a crescer”, refere Ricardo Jerónimo, membro da Agência e Produtora Blue House. A este objetivo, aliou-se a vontade de proporcionar concertos em “espaços diferentes”. Estes vão acontecer em lojas, que “ao estar temporariamente encerradas, foram cedidas pelos seus proprietários”, explica Ricardo Jerónimo.

Apesar do foco se centrar em artistas emergentes, o MC Ruze, rapper estabelecido na contexto musical da região, encerra o ciclo de ‘showcases’. “Pretende-se criar uma reflexão sobre o tecido social, comercial e cultural que pode vir a ser estabelecido na Baixa”, conta Ricardo Jerónimo. Filipe Furtado, Pinhata, Defrosted Pork Chops e Busted Kittens são outros nomes que fazem parte deste ciclo de concertos.

Para João Silva, produtor da Blue House, “serem bandas desta cidade, com músicos que vivem e criam aqui” foi o critério definido a escolha dos projetos participantes nesta primeira edição do “Emergentes”. “Ocupar e produzir mais na zona da Baixa da cidade” é um dos objetivos da Blue House, acrescenta.

Ricardo Jerónimo espera “uma faixa etária mais jovem”. No entanto, o público-alvo é referido como “bastante abrangente”. O presidente da APBC, Vítor Sá, salienta ainda a intenção de os jovens “ficarem, outra vez, frequentadores da Baixa”. A entrada nestes concertos é livre, tal como em todas as iniciativas que fazem parte do ‘Natal da Baixa’.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top