Desporto

Secção de Basquetebol da AAC na corrida pelo título

Hugo Guímaro

A Académica inicia a segunda volta da primeira fase com o objetivo de se qualificar para o apuramento de subida. A equipa apresenta-se motivada e com vontade alcançar bons resultados. Por Pedro Teixeira Silva

No passado sábado, no primeiro dia de dezembro, a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra (SB/AAC) perdeu frente à Associação Desportiva Sanjoanense (ADS). Os estudantes perderam a liderança e desceram ao segundo lugar da Proliga – Zona Norte. Contudo, os objetivos da Briosa não se alteram.

O técnico, Ivo Rego, reconhece a competência do ataque da ADS: “acabaram por ter mérito através dos triplos e da eficácia”. Segundo o ‘coach’, “a partida foi complicada e a sobrecarga de jogos refletiu-se em campo”. Ivo Rego admite que “foram semanas esgotantes para a equipa e talvez a recuperação não tenha sido a melhor.”

O encontro deste fim de semana foi o primeiro da segunda volta, da primeira fase do campeonato. O treinador considera que “esta primeira volta não refletiu o equilíbrio que existe”. No que toca à segunda volta, Ivo Rego espera mais dificuldades e menos discrepâncias entre as equipas que lutam pelos lugares cimeiros.

A SB/AAC ocupa o segundo lugar da tabela classificativa. No entanto, o técnico demonstra ter os pés assentes na terra, ao explicar que “no imediato é necessário estabilizar a equipa na Proliga”. Afirma também que “apenas deste modo é possível projetar a Académica naquilo que todos consideram ser o seu lugar, a primeira liga”. Todavia, o objetivo principal da época passa por “garantir o apuramento para o grupo de subida o mais cedo possível”.

Ivo Rego revela estar otimista em relação ao futuro da equipa sénior e às equipas de formação. A direção, em conjunto com o técnico, tem desenvolvido um trabalho no sentido de aumentar o número de jogadores. Neste momento “já foram ultrapassados os cem atletas”. Porém, as questões orçamentais não podem ser esquecidas. O treinador afirma que, no que toca à questão financeira, “a SB/AAC está ainda aquém daquilo que é necessário para a primeira liga”.

Os estudantes não pensam apenas a curto prazo, e têm observado os seus possíveis adversários da zona sul. Ivo Rego explica que “já existe um conhecimento profundo de muitas equipas, incluindo as da zona sul”. O ‘coach’ perspetiva a Briosa preparada para os próximo embates. “Estamos preparados para fazer frente às adversidades que vão aparecer”, conclui.

To Top