All for Joomla All for Webmasters
Cultura

“Insetos” em exposição na Quinta da Conraria

Fotografia gentilmente cedida pela APCC

Utentes da APCC elaboram projeto de linoleografia. Exposição tem objetivo de incentivar o desenvolvimento motor. Por Paulo Cardoso e Leonor Garrido

“Insetos” é um projeto criado pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) no âmbito do projeto de inclusão SOCRIN – Socialmente, Criativo e Inclusivo. Esta iniciativa deu origem a uma exposição que vai estar patente até dia 28 de dezembro, na Sala Ocupacional 2 (O2) da Quinta da Conraria.

A exposição trata-se de um trabalho de linoleografia elaborado por 17 utentes da Sala O2, “que têm problemas motores e casos de paralisia cerebral raros”, afirma o professor responsável pelo espaço, António Valente.

Depois de decidido o tema “Insetos”, os utentes escolheram uma imagem, desenharam-na e passaram-na para uma placa de linóleo, que começou o início do processo da lineogravura. Esta técnica consiste em recortar manualmente com goivas uma placa de linóleo, usada como matriz para proceder à técnica da gravura.

É um “procedimento interessante para eles fazerem, porque efetivamente desenvolvem a parte motora”, revela o professor. Adianta que é um ”trabalho artístico, que segue métodos de saber fazer”, e incentiva os participantes a “aprenderem a elaborar mais atividades”.

É um projeto com vista à inclusão dos alunos pelos seus vários trabalhos artísticos. Torna-se “bom para eles, ao sentirem-se ocupados e ao desenvolverem outras vertentes”, declara António Valente. Acrescenta que “é uma oportunidade para desenvolver um trabalho mais artístico”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top